PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Novo Centro Escolar que custou um milhão de euros começa a funcionar este mês

6 Setembro, 2012 - 14:08

126

0

A abertura deste centro escolar foi anunciada pelo município de Viana do Castelo e o equipamento está já em fase de apetrechamento para receber 110 alunos do ensino básico e 25 do ensino pré-escolar.

O novo centro escolar da vila de Alvarães, em Viana do Castelo, entra em funcionamento este mês após um investimento de cerca de um milhão de euros.

É o quarto construído nos últimos anos no concelho.

A abertura deste centro escolar foi anunciada pelo município de Viana do Castelo e o equipamento está já em fase de apetrechamento para receber 110 alunos do ensino básico e 25 do ensino pré-escolar.

Instalado na antiga Escola da Igreja, a construção deste equipamento implicou um investimento de 960 mil euros através da remodelação e ampliação da antiga escola, passando a concentrar todo o ensino básico da vila de Alvarães.

“A solução encontrada pela equipa técnica passa pelo aproveitamento do edifício que data da década de 1960. Foram efetuados trabalhos de requalificação que incluíram a substituição de pavimentos, revestimentos de paredes e cobertura e a colocação de novas caixilharias”, explicou a mesma fonte.

Paralelamente, foram construídos, a norte e a sul, dois edifícios de apoio ao espaço principal, representando na totalidade seis salas, para cinco turmas do primeiro ciclo e uma sala de jardim-de-infância.

O estabelecimento funcionará ainda com um polivalente, um refeitório e cantina, um gabinete médico e um campo de jogos exterior, além de equipado com quadros interativos e internet.

Segundo o município, este novo centro escolar “integra a política de reordenamento da rede educativa”, previsto na Carta Educativa do concelho e surge depois de investimentos do género na construção de centros escolares nas freguesias de Perre, Mujães e Santa Marta.

No ano letivo de 2012/2013, indicou à Lusa fonte do município, o concelho de Viana do Castelo terá 1.120 crianças a frequentar o ensino pré-escolar, enquanto que no primeiro ciclo do ensino básico serão 3.270 alunos.

A partir da próxima semana, 12 jardins-de-infância, 21 escolas básicas integradas com o pré-escolar e 20 escolas e centros escolares apenas com o primeiro ciclo do ensino básico entram em funcionamento.

Últimas