PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Nove municípios assinam protocolo para revitalizar Caminho de Santiago pela Costa

25 Julho, 2011 - 07:55

149

0

São nove os municípios do Norte de Portugal que vão assinar, esta manhã, um protocolo de cooperação, no sentido de promover o Caminho de Santiago pela Costa. A parceria, que vai ser firmada em Esposende, pretende estabelecer uma série de acções de promoção e divulgação do caminho.

São nove os municípios do Norte de Portugal que vão assinar, esta manhã, um protocolo de cooperação, no sentido de promover o Caminho de Santiago pela Costa. A parceria, que vai ser firmada em Esposende, pretende estabelecer uma série de acções de promoção e divulgação do caminho, nomeadamente com a uniformização da sinalética, a realização de exposições itinerantes, a organização de congressos e a criação de uma marca própria e um logótipo comum do caminho. À Rádio Vale do Minho, o vereador da Cultura de Valença, um dos municípios abrangidos, refere que o que está em causa é o "aproveitamento" e a valorização do caminho, bem como o aumento da oferta aos peregrinos, que viajam para Santiago de Compostela.
José Temporão Monte refere que os únicos dados possíveis são os registados nos albergues, mas confirma que o Caminho de Santiado pela Costa é, à semelhança do português, um dos mais procurados. A título de exemplo, no albergue de Valença, só em 2010, foram perto de nove mil os peregrinos, mas o número sobe quando contabilizados aqueles que passam, mas não pernoitam.
O protocolo de cooperação que abrange os nove municípios portugueses vai ser assinado, na próxima segunda-feira, pelas 10h00, em Esposende. Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença serão os parceiros deste projecto comum e que pretende revitalizar o Caminho de Santiago pela Costa.
Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos a Santiago de Compostela desde o século IX, que se espalham por toda a Europa. Os caminhos entraram na História há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo São Tiago (Santiago) naquela que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.

Últimas