PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Nova freguesia de Viana terá 30 mil habitantes e será maior do que oito concelhos do Alto Minho

9 Novembro, 2012 - 08:21

197

0

O novo mapa do concelho de Viana do Castelo prevê uma freguesia que integrará quatro atuais da cidade e mais de 30 mil habitantes, passando a ter mais população do que oito dos dez concelhos do Alto Minho.

O novo mapa do concelho de Viana do Castelo prevê uma freguesia que integrará quatro atuais da cidade e mais de 30 mil habitantes, passando a ter mais população do que oito dos dez concelhos do Alto Minho.

“É simplesmente incomportável fazer e gerir uma coisa destas. Querem transformar quatro juntas de freguesia numa autêntica câmara municipal”, criticou, em declarações à agência Lusa, Amadeu Bizarro, o autarca de Santa Maria Maior.

Esta freguesia da cidade de Viana do Castelo, com 10.623 habitantes (Censos 2011), é já hoje a maior de todo o distrito, entre dez concelhos.

Uma das duas propostas desenhadas pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), consultada pela Lusa e entretanto entregue na Assembleia da República, prevê a fusão de quatro das cinco freguesias que integram o perímetro urbano de Viana do Castelo.

É o caso, além de Santa Maria Maior, de Meadela (9.777 habitantes), Monserrate (4.927 habitantes) e Areosa (4.865 habitantes).

A fusão destas quatro freguesias resultaria num órgão responsável pela gestão de um território de 28,4 quilómetros quadrados e 30.192 habitantes, denominada “União de Freguesias de Viana do Castelo”.

“Com presidente, vice-presidentes, técnicos e chefes de departamento vamos precisar de um edifício inteiro para colocar esta mega-junta”, ironizou Amadeu Bizarro, que lidera pela CDU, há 19 anos, o executivo de Santa Maria Maior.

“Além de ser impossível de governar, se a medida fosse para a frente, que não consigo acreditar, representaria muito lugar político para ocupar muita gente. Ou seja, ainda sairia mais caro e quem pagaria seria o povo, todos nós”, afirmou ainda.

A fusão destas quatro freguesias da cidade representaria mais de um terço da população de todo o concelho (88.767 habitantes) e entre os dez do distrito de Viana do Castelo só não seria maior do que Ponte de Lima (43.594 habitantes).

Para o concelho de Viana do Castelo, que tem 40 freguesias, a UTRAT propõe a redução para 27.

Na segunda proposta é admitida a exclusão de Areosa da “União de Freguesias de Viana do Castelo”, que ficaria com três, mas mantendo a redução global para o concelho em 13.

Recorde-se que a assembleia municipal de Viana do Castelo decidiu não apresentar qualquer proposta concreta de redução no número de freguesias, aprovando apenas uma moção contestando esta reforma administrativa do território.

Últimas