PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Nova Comissão de Acompanhamento quer transformar Casa do Conhecimento numa espécie de incubadora de projetos

24 Fevereiro, 2012 - 15:09

185

0

Vitor Pereira, um dos elementos que integrará este grupo de trabalho, explica que a ideia é criar condições para que este projeto não se esgote. Pretende-se conferir um estatuto semelhante ao de uma incubadora de projetos entre a comunidade e a universidade.

A funcionar desde Outubro com o mestrado em Tecnologia Educativa, a Casa do Conhecimento de Paredes de Coura, numa parceria entre a autarquia local e a Universidade do Minho (UM), vai ter, em breve, uma Comissão de Acompanhamento, de natureza consultiva, com a finalidade de tornar mais integrada esta cooperação.

Vitor Pereira, um dos elementos que integrará este grupo de trabalho, explica que a ideia é criar condições para que este projeto não se esgote.

Pretende-se conferir um estatuto semelhante ao de uma incubadora de projetos entre a comunidade e a universidade. Alguns já estão mesmo a ser analisados na área da Pedagogia, e que envolverão o Instituto de Comunicação e os courenses.

Vitor Pereira acrescenta que a Casa do Conhecimento não pode ficar limitada à formação superior ou pós-graduada, “tem de olhar para as iniciativas locais”, e daí a constituição de uma comissão de acompanhamento.

Na prática, o objetivo passa por a comunidade servir de “laboratório” para outros pojetos que os investigadores da UM tenham em curso, cenário que confere grandes vantagens de formação à população de Paredes de Coura.

Dirigido a professores e outros profissionais ligados às áreas da cultura, ação social ou outras dependentes das novas tecnologias, esta nova valência é suportada por videoconferência de alta resolução.

Trata-se de um mecanismo que evita gastos e deslocações constantes a Braga, no qual estão inscritos 23 pessoas.

Para já, a Casa do Conhecimento está a funcionar em instalações provisórias da loja rural, para depois ser transferida para um outro edifício. A autarquia está já a analisar vários espaços que poderão sofrer obras de remodelação, uma vez que esta ligação é para continuar.

A Casa do Conhecimento de Paredes de Coura, numa parceria entre o executivo municipal e a Universidade do Minho, conta com infra-estruturas tecnológicas essenciais para o início desta acção formativa.

Paralelamente, e com o mesmo objectivo de evitar deslocações, está também a ser criada uma biblioteca digital, em que os inscritos passam a ter online todas a bibliografia relacionada com o mestrado.

Em breve vai ser criada uma comissão de Acompanhamento para que o projeto não perca “energia” e se vire para a comunidade.

Últimas