PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Europa

Notas de euro vão ter novo ‘look’ (e você pode participar!)

11 Julho, 2023 - 18:40

732

0

Serão produzidas novas notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 euros.

As novas notas de euro a emitir pelo Banco Central Europeu (BCE) vão ter na sua frente e verso motivos alusivos a um de sete temas, agora submetidos a concurso, a votação.

 

Segundo o Dinheiro Vivo, os temas pré-selecionados são: “aves”, “cultura europeia”, “mãos”, “futuro da Europa”, “rios”, “valores europeus” amigos do ambiente e “Europa, nós próprios”.

 

Portanto, três opções relativamente concretas (aves, rios e mãos), quatro mais intangíveis e mais ligadas ao ideário europeu.

 

Esta segunda-feira, o BCE revelou esse naipe das opções temáticas gráficas (de novo desenho) para as futuras notas e convidou os europeus a participar num inquérito através do qual podem escolher o tema que preferem. Estas notas devem entrar em circulação só daqui a três anos.

 

O BCE diz que prevê decidir sobre o início da produção da notas em 2026.

 

Para já, a autoridade presidida por Christine Lagarde convida os cidadãos “a expressar as suas preferências relativamente aos temas pré‑selecionados, num inquérito público aberto até 31 de agosto de 2023”.

O BCE refere que “utilizará os resultados dos inquéritos para selecionar, até 2024, o tema para a próxima geração de notas de euro e que depois disso, “realizará um concurso para o desenho das novas notas”.

Nessa altura, “os cidadãos europeus terão, mais uma vez, a oportunidade de expressar as suas preferências quanto às opções de desenho resultantes desse concurso”.

“Está previsto que o BCE decida em 2026 sobre o futuro desenho e o início da produção e emissão das novas notas”, confirma fonte oficial.

 

Serão produzidas novas notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 euros.

 

Quanto ao concurso para escolher o motivo das futuras novas notas de euro, que está a decorrer desde ontem e até 31 de agosto, ele põe à consideração da população europeia sete temas, como referido. Pode responder ao inquérito e dar a sua opinião AQUI [clique para abrir].

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Dinheiro

Últimas