PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Norte

Norte Conjuntura 3º trimestre: Calçado impulsiona exportações da Região – CCDR-N

20 Dezembro, 2013 - 11:20

32

0

O documento indica, também, uma descida na taxa de desemprego, sem que, no entanto, tenha havido criação líquida de emprego.

O Relatório Trimestral Norte Conjuntura, editado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), dá conta de que as exportações de mercadorias da Região Norte recuperaram no segundo e terceiro trimestres de 2013, face ao período homólogo do ano anterior.

O documento indica, também, uma descida na taxa de desemprego, sem que, no entanto, tenha havido criação líquida de emprego.

De acordo com o Norte Conjuntura, o aumento de 4,6 por cento do valor das exportações regionais no terceiro trimestre superou o crescimento de 2,5 por cento que se estimava para o trimestre anterior, tendo sido impulsionado, sobretudo, pelas vendas de calçado.

Também a taxa de desemprego baixou na Região Norte neste terceiro trimestre, de 17,2 para 16,6 por cento, “mas sem que houvesse criação líquida de emprego”. O emprego regional, sustenta o Relatório, “diminuiu 4,4 por cento em termos homólogos e estabilizou face ao trimestre anterior”.

O Norte Conjuntura relativo ao terceiro trimestre de 2013 dá, ainda, conta da diminuição de 1,0 por cento do PIB português, do crescimento do movimento nos estabelecimentos hoteleiros da Região Norte, da redução do financiamento bancário à economia da Região, da inflação nula na média do terceiro trimestre e da subida da taxa de realização de fundo global do QREN na Região.

Últimas