PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Neve também pode chegar a Monção

22 Fevereiro, 2024 - 00:04

3641

0

Tempestade ártica Louis chega esta quinta-feira ao Alto Minho.

A neve prevista para os próximos dias pode chegar a Monção. Mais precisamente à Branda de Santo António de Val de Poldros.

 

Trata-se de um dos locais mais emblemáticos da freguesia de Riba de Mouro, em Monção.

 

De acordo com as previsões dos vários portais meteorológicos, o manto branco não deverá ficar-se apenas por Melgaço e Arcos de Valdevez. Deverá estender-se para Oeste e atingir também esta localidade cimeira monçanense.

 

A tempestade ártica Louis deverá chegar ao Alto Minho está quinta-feira. No entanto, a maior nevada é esperada de sexta-feira para sábado.

 

“A Serra da Peneda, no Parque Nacional, deverá receber um nevão à antiga entre sexta e sábado”, avança o portal Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

“Locais como Castro Laboreiro, Lamas de Mouro, Bouça dos Homens, etc terão, segundo as previsões, muita neve!”, acrescenta.

 

 

Previsões colocam também a Branda de Stº António de Val de Poldros coberta pela neve

[Fotografia: meteoexploration]

 

 

 

[Fotografia: windy.com]

 

 

 

Durante a Idade Média, a economia agropecuária da região do Alto Minho desenvolveu-se, ganhando as práticas nómadas uma forte expressão.

 

Assim, surgiram as brandas ou inverneiras, existindo ainda hoje vários exemplos deste tipo de povoados abertos em locais de montanha.

 

A Branda de Santo António de Vale de Poldros é um desses locais, tendo origens remotas.

 

Localizada a meia encosta, a pouco mais de 1.000 metros de altitude, esta branda ergue-se sobranceira ao rio Vez, proporcionando fantásticas panorâmicas sobre toda a região.

 

Neste lugar, profundo e silencioso, encontra-se um enorme número de cardenhas, construções rudimentares feitas totalmente em granito e xisto.

 

Nos meses de Verão, estes espaços são ocupados por pastores e agricultores, sendo o piso inferior destinado ao gado e o superior à habitação.

 

Junto a estas cardenhas existem ainda algumas moradias de veraneio, as quais foram aparecendo ao longo dos anos.

 

 

 

[Fotografias capa: meteoexploration | Arquivo/cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas