PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Viana do Castelo

Nesta praia do Alto Minho pode ver-se o pôr do sol “mais longo” do País

16 Novembro, 2025 - 20:59

12576

0

Carreço.

É em Carreço, Viana do Castelo, que o último raio de sol é visível – de Março a Setembro – em Portugal continental.

 

A certeza é deixada pelo projeto europeu Atlantic Sunset, liderado pela Fundación Centro de Estudios Eurorregionales (FCEER) e representado em Portugal pelo Departamento de Geografia da Universidade do Porto.

 

Assim, para assinalar este facto, vai ser inaugurada na próxima terça-feira, dia 18 de novembro, uma placa de “último pôr do sol” atlântico em Portugal, situada em Montedor, junto ao farol, em Carreço (Viana do Castelo).

 

 

Farol de Montedor

[crédito fotografia: AMN]

 

 

 

Carreço tornar-se-á esta terça-feira num dos principais palcos da cooperação territorial europeia, com a inauguração da primeira placa em Portugal, num evento que reunirá autoridades eurorregionais, regionais e locais.

 

“A iniciativa servirá para promover a cooperação europeia para além das fronteiras, valorizando pela primeira vez em Portugal o vínculo simbólico entre os diferentes pontos geográficos do continente onde, ao longo do ano, o sol se põe em último lugar —
uma ligação que se materializa através de uma rede de placas “Atlantic Sunset””, refere a organização.

 

De acordo com a investigação desenvolvida no âmbito do projeto, Montedor, com vista para o oceano, é o local de Portugal continental onde é possível contemplar o pôr do sol mais tardio entre 27 de março e 15 de setembro, período em que o ocaso mais tardio deixa de se observar na costa norte para se deslocar para o sul do país.

 

Para além das suas características paisagísticas e da proximidade ao Caminho Atlântico de Santiago, este promontório é especialmente interessante pela concentração espacial de uma grande diversidade de elementos geológicos, arqueológicos e arquitetónicos de elevada relevância.

 

Durante a cerimónia será inaugurada uma mesa interpretativa, que inclui a placa identificativa do “último pôr do sol” e uma fotografia do local com a identificação dos principais elementos da paisagem envolvente.

 

Esta será a segunda de várias placas de “últimos pores do sol” de um projeto que une a costa ocidental de Portugal, Espanha, França e Irlanda.

 

 

 

[crédito fotografia capa: ilustrativa/DR]