“Estamos empenhados em levar a inovação à escola e em proporcionar a todas as crianças e jovens uma verdadeira igualdade de oportunidades”. A garantia foi deixada pela vereadora da Educação de Monção, Natália Rocha, perante um Cine Teatro João Verde quase repleto para assistir à ação de capacitação O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
“O objetivo, comum a todos os intervenientes no processo educativo, consiste em dotar as nossas crianças e jovens com competências e qualificações diferenciadoras”, defendeu Natália Rocha que enalteceu as virtualidades do Projeto School4All junto da comunidade escolar, sublinhando a estratégia municipal assente na implementação de um sistema educativo inclusivo e focado na excelência.
Na plateia, vários diretores de agrupamentos escolares, professores e técnicos educativos de vários municípios do Alto Minho.
PUB
Promovida pelo Centro de Formação do Vale do Minho (CFVM) com apoio da CIM Alto Minho e Câmara Municipal de Monção, a sessão de esclarecimento, integrada nas atividades intermunicipais do Projeto School4All, teve como objetivo capacitar a comunidade educativa do Alto Minho para o conhecimento do novo quadro de referência do aluno enquanto eixo central da atividade escolar.
Na sessão de abertura, Jorge Fernandes, diretor do CFVM, abordou a crescente robotização da sociedade e lembrou a necessidade de preparar os alunos para uma realidade futura, cada vez mais visível, onde vão nascer novas profissões e acabar outras. Em representação da CIM Alto Minho, Carla Gomes, focou a sua intervenção nos vários programas escolares desenvolvidos ou apoiados pela comunidade intermunicipal.
A ação continuou com várias comunicações e mesas-redondas, culminando com debate e esclarecimento de dúvidas. A Subdiretora da Direção Geral da Educação, Maria João Horta, enviou mensagem vídeo de felicitações pela iniciativa. Quatro jovens, dois de Monção e duas de Melgaço, protagonizaram um momento musical, recordando, como fez David Bowie, que todos podemos ser heróis. Nem que seja por um dia.
Comentários: 0
0
0