PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Museu francês debate obra do pintor Henrique Silva

3 Abril, 2014 - 06:41

412

0

Henrique Silva é atualmente diretor do curso Artes Plásticas e Multimédia, na Escola Superior Gallaecia, e membro do Conselho de Fundadores da Fundação Bienal de Cerveira.

A obra do Professor Henrique Silva, com especial relevo para a sua pintura intitulada ‘Biblioteca’, vai ser tema de conferência no Museu de Garjac, localizado em Villeneuve-sur-lot (sul da França), no dia 9 de abril, com a participação de Jacques Balmont.
Henrique Silva não é um desconhecido deste equipamento cultural francês, onde expôs alguns dos seus trabalhos no ano de 1975.
Integrado num ciclo de conferências denominado ‘Les Après-Midis Gajac’, o objetivo é proporcionar ao público a descoberta sobre uma obra de coleção, excepcionalmente retirada de um espólio, e que abrange o contexto histórico e artístico.
Na carta enviada ao Professor Henrique Silva, a responsável pelo museu, Madame Lagès, diz-se “muito orgulhosa” por este trabalho em prol da arte da cultura portuguesa.
Do seu vasto curriculum vitae, o pintor Henrique Silva tem feito parte das bienais desde o seu início, tendo sido também seu diretor durante sete edições (1995-2007).
Henrique Silva, artista plástico, foi Diretor Executivo da Cooperativa Arvore, de 1978 a 1996, da Projecto, Núcleo de Desenvolvimento Cultural e diretor da Bienal de Cerveira, de 1995 a 2007, diretor do Curso Superior de Design da Escola Superior Gallaecia. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris de 1961 a 1963, Licenciou-se pela Universitée de Paris VIII, em 1977 em Artes Plásticas para o Ensino.
Diretor Geral e Pedagógico da Escola Profissional de Economia Social em 1989/91 e 1998/2000, participou em seminários e reuniões internacionais em Varsóvia – 1983, Bruxelas – 1986, Creta – 1987, entre outras, sobre políticas de desenvolvimento territorial e cultural.
Expõe regularmente desde 1958. Realizou mais de 50 exposições individuais em França, Espanha, Bélgica, Suíça, Brasil e Portugal; e mais de 200 exposições coletivas entre a Europa, América e Japão. É atualmente diretor do curso ARTES PLÁSTICAS E MULTIMÉDIA, na Escola Superior Gallaecia, e membro do Conselho de Fundadores da Fundação Bienal de Cerveira.

Últimas