PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Municípios portugueses e espanhóis assinam declaração para tratar da saúde do Parque Transfronteiriço

16 Março, 2010 - 20:10

178

0

Os presidentes das câmaras do Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés assinaram hoje, no Lindoso, Ponte da Barca, uma declaração conjunta que visa a criação de planos que garantam o crescimento e sustentabilidade daquele espaço natural.

Os presidentes das câmaras do Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés assinaram hoje, no Lindoso, Ponte da Barca, uma declaração conjunta que visa a criação de planos que garantam o crescimento e sustentabilidade daquele espaço natural.
Segundo fonte da Câmara de Ponte da Barca, o protocolo prevê o lançamento de um conjunto de ações para os próximos três anos, que assenta em três prioridades, a primeira das quais é dotar o Parque e os concelhos que o compõem de condições de acolhimento para o turismo sustentável.
A segunda prioridade é lançar um plano de marketing territorial "que posicione o Parque no seu lugar de excelência a nível dos dois países", criando condições para a sua promoção e divulgação.
O lançamento de um programa de ação para as empresas que valorizem os recursos endógenos do Parque é outra das prioridades da declaração.
O documento foi assinado pelos presidentes das câmaras municipais de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, e Terras de Bouro, do lado português, e pelos alcaides dos concelhos de Calvos de Radín, Entrimo, Lobeira, Lobios, Muiños e Porqueira, do lado espanhol.
Para o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, o documento agora assinado "é o início do estabelecimento de uma cooperação que vai no sentido de, em conjugação de esforços, potenciar o desenvolvimento de projetos na área do parque transfronteiriço, e, consequentemente, o seu crescimento".
O Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés foi criado em 1997, entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Portugal, e do Xurés/Baixo Límia, na Galiza, Espanha.
O seu objetivo é para fomentar o estabelecimento de normas e medidas similares ou complementares para a defesa, preservação e conservação dos valores naturais de ambos os parques.
O Parque do Xurés, juntamente com o Parque Nacional da Peneda-Gerês, constituem a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés, aprovada em 26 maio de 2008 pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa da Unesco sobre o Homem e a Biosfera.

FONTE: Lusa

Últimas