PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

Município encerrou 56 “primárias” e investiu 27,2 ME em novos centros

11 Setembro, 2012 - 12:42

157

0

O concelho de Ponte de Lima encerrou, nos últimos oito anos, 56 escolas “primárias”, que deram lugar a onze centros educativos construídos com um investimento global de 27,2 milhões de euros.

O concelho de Ponte de Lima encerrou, nos últimos oito anos, 56 escolas “primárias”, que deram lugar a onze centros educativos construídos com um investimento global de 27,2 milhões de euros.

Os números foram avançados hoje à agência Lusa por fonte da autarquia de Ponte de Lima, que acrescentou que este reordenamento escolar mobilizou, desde 2004, cerca de 2.320 alunos do ensino básico.

Até 2011, foram inaugurados 10 novos centros educativos e já este mês começa a funcionar mais um. Em 2013, o reordenamento do ensino básico ficará concluído com a prevista inauguração do centro educativo de Ponte de Lima, já em obra, na sede do concelho.

“Valeu a pena este esforço. Os novos centros escolares melhoraram significativamente a qualidade do nosso ensino. O objetivo principal, ao avançarmos com este projeto, foi sempre o de proporcionarmos as melhores condições às nossas crianças”, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes.

Até agora, os onze centros educativos construídos representaram um investimento de 27,2 milhões de euros em obras, equipamentos e terrenos, comparticipado em 16,3 milhões de euros por fundos comunitários.

Além dos 12 centros educativos, em 2013 continuarão em funcionamento as escolas básicas do primeiro ciclo de Rebordões-Souto, Poiares e Cabaços.

O primeiro destes novos equipamentos foi inaugurado em janeiro de 2004, na freguesia de Vitorino de Piães, enquanto que o mais recente, o Centro Educativo das Lagoas, entrará em funcionamento até à próxima semana e será o maior do distrito de Viana do Castelo, com a particularidade de funcionar 24 horas por dia.

“Será muito mais do que uma escola. Além dos cerca de 270 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, vai receber ainda várias dezenas de outras escolas, em aulas sobre o ambiente, que ali vão ter o seu alojamento e que por isso dizemos que funcionará 24 horas por dia”, explicou Victor Mendes.

O novo centro educativo das Lagoas representa um investimento de 4,7 milhões de euros e está integrado na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S.Pedro d’Arcos, pelo que “servirá de apoio” a este espaço protegido e às aulas ligadas ao ambiente, às florestas e ao mundo rural que ali são ministradas.

Esta construção foi lançada em junho de 2011 e levou ao encerramento de escolas do ensino básico nas freguesias de Cabração, Estorãos, Moreira, São Pedro de Arcos, Fontão, Bertiandos, Sá e Santa Comba.

O novo centro educativo está implantado numa área de 35.000 metros quadrados e contará com 10 salas de aula do primeiro ciclo e seis do pré-escolar, ainda quatro salas de atividades, duas polivalentes, duas de expressão plástica, um refeitório de 440 metros quadrados e uma biblioteca com sala de informática.

Durante o primeiro trimestre de 2013 a autarquia espera concluir a construção do centro educativo de Ponte de Lima, obra avaliada em 2,5 milhões de euros, que representará a conclusão do reordenamento do ensino básico no concelho.

“Este investimento foi sempre considerado como a primeira prioridade para o desenvolvimento do nosso concelho, que será um dos primeiros do país a concluir, na íntegra, o que estava na carta educativa e dentro do prazo estipulado, que era 2013”, sublinhou Victor Mendes.

Últimas