PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Munícipio cumpre promessa eleitoral e entrega hoje formalmente candidatura que pretende elevar a secular fortaleza a Património Mundial

30 Setembro, 2011 - 10:52

184

0

O presidente da Câmara Municipal de Valença entrega, esta manhã, pelas 12h00, a proposta de candidatura da fortaleza a Património da Humanidade, pela Unesco, ao Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, na Secretaria de Estado da Cultura.

O presidente da Câmara Municipal de Valença entrega, esta manhã, pelas 12h00, a proposta de candidatura da fortaleza a Património da Humanidade, pela Unesco, ao Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, na Secretaria de Estado da Cultura. A proposta será entregue, também, à Comissão Nacional da Unesco e ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

A Câmara Municipal de Valença fundamenta a proposta, sobretudo, com a "beleza, a grandiosidade e a dimensão histórica" das muralhas do edificado. Recorde-se que na apresentação pública da candidatura, esta quinta-feira, Jorge Mendes referiu que esta proposta vem concretizar uma intenção "com quase vinte anos". Agradecendo o apoio técnico dado, Jorge Mendes disse que esta candidatura "não é do município", mas "de todos os valencianos".

O autarca social-democrata lembrou, também, que esta candidatura vem cumprir uma promessa eleitoral, nas últimas autárquicas. Jorge Mendes deixou, por isso, o agradecimento a "todos os que o apoiaram" na concretização deste "compromisso". Depois de um ano e meio de ter tomado posse, o executivo social-democrata dá por realizada uma intenção com largos anos.

O presidente da Câmara Municipal de Valença confessa estar confiante na aprovação da candidatura, dada a "pertinência" histórica da fortaleza valenciana.

O presidente da Câmara Municipal de Valença entrega, ao final desta manhã, pelas 12h00, ao Secretário de Estado da Cultura, o dossiê da candidatura que prevê classificar a fortaleza da cidade como Património Mundial.
Recorde-se que a candidatura da secular fortaleza valenciana a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos.
Classificada já como Monumento Nacional, a fortaleza de Valença assume importância pela dimensão e história, tendo sido ao longo de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

Últimas