PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Município avança com projeto de compostagem domiciliar

4 Abril, 2014 - 06:48

413

0

Projeto começou com uma componente experimental de compostagem nas escolas e evoluiu para uma vertente pedagógica de promoção de hortas escolares.

O Município de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), está a desenvolver um projeto de promoção da valorização de resíduos sólidos orgânicos. Designado “Da terra para a Terra”, o projeto começou com uma componente experimental de compostagem nas escolas e evoluiu para uma vertente pedagógica de promoção de hortas escolares, permitindo que os alunos acompanhassem o ciclo de vida da matéria orgânica, sendo que agora avança para a compostagem domiciliar.
O projeto, que começou em 2007, passou pela fase junto da comunidade escolar e, em 2009, avançou para a recolha seletiva dos resíduos orgânicos produzidos nas cantinas escolares, que são valorizados na Central de Compostagem da Lipor, processo que se alargou em 2010 à restauração e frutarias sendo esta tarefa assumida pelos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento Básico (SMSBVC). Paralelamente, foi efetuada a recolha seletiva de óleos alimentares usados nas escolas e ampliação da rede de recolha seletiva destes resíduos com a distribuição de oleões em todas as escolas do concelho e em alguns ecopontos na via pública, sendo a RESULIMA a entidade responsável pela sua recolha.
Graças a este trabalho, nos últimos três anos, foi possível desviar do aterro sanitário cerca 1 500 toneladas de Resíduos Orgânicos e 80 267 litros de Óleo Alimentar Usado que foram enviados para valorização.

Últimas