PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Mundo: Rússia expulsa do Conselho de Direitos Humanos da ONU

7 Abril, 2022 - 17:32

586

0

Portugal votou a favor da expulsão.

A Rússia vai sair do lugar no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, de acordo com a votação realizada esta quinta-feira. Segundo o Multinews, Portugal votou a favor da expulsão, assim como 92 outros países. Contra estiveram 24 países, com destaque para a China. Abstenções foram 58.

 

“Pedimos a todos os presentes aqui que realmente considerem a sua decisão e votem contra a tentativa dos países ocidentais e seus aliados de destruir a arquitetura de direitos humanos existente”, apontou o embaixador russo, Gennady Kuzmin, na reunião na sede da ONU em Nova Iorque, antes da votação. “Um precedente perigoso”, alertou.

 

Antes, o embaixador ucraniano Sergiy Kyslytsya havia pedido a todos os países que apoiassem a decisão. 

 

A breve resolução expressou “grave preocupação com a atual crise humanitária e de direitos humanos na Ucrânia, particularmente com os relatos de violações e abusos de direitos humanos e violações do direito internacional humanitário pela Federação Russa, incluindo violações graves e sistemáticas e abusos de direitos humanos”.

 

A Assembleia Geral da ONU, com 193 membros, votou uma iniciativa dos EUA para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU, com sede em Genebra. Uma maioria de dois terços dos membros votantes da Assembleia Geral pode suspender um país por cometer violações graves e sistemáticas dos direitos humanos. A Rússia está no seu segundo ano de um mandato de três anos no Conselho de Direitos Humanos de 47 membros.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas