PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Mundo: Quantas formigas existem na Terra? – Eis o número

20 Setembro, 2022 - 21:43

265

0

Biodiversidade.

Há pelo menos 20 quadrilhões de formigas na Terra, estima um novo estudo, divulgado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) de acordo com o Sapo Viagens.

 

Para referência, o dicionário Priberam define um quadrilhão como um milhão de triliões, um número com 24 zeros.

 

É importante? Sim… é

Determinar a população mundial de formigas é importante para medir as consequências das alterações ao seu habitat, inclusive as causadas pelas mudanças climáticas. As formigas desempenham um papel importante dispersando sementes, alojando organismos e atuando como predadores ou presas.

 

Embora estas contagem tenham sido realizadas em todos os continentes, algumas regiões importantes tinham poucos ou nenhum dado, incluindo em partes da África Central e Ásia.

 

Por isso, “é provável que a quantidade real de formigas a nível mundial seja consideravelmente mais alta” do que o estimado, diz o estudo. “É de extrema importância que preenchamos as restantes lacunas para obter uma imagem mais completa da diversidade dos insetos”.

 

Há mais de 15.700 espécies e subespécies de formigas com nomes encontrados em todo o planeta e provavelmente um número similar que ainda não foi descrita. Quase dois terços delas são encontradas em apenas dois tipos de ecossistemas: florestas tropicais e savanas.

 

[Fotografia: DR]

Últimas