PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Mundo: Morreu Isabel II

8 Setembro, 2022 - 18:50

768

0

Óbito.

[atualizada 19h12 – com mais informação]

 

Morreu esta quinta-feira, aos 96 anos de idade, a Rainha Isabel II do Reino Unido. Foi a rainha com o reinado mais longo da monarquia britânica.

 

A monarca encontrava-se em repouso e sob supervisão médica.

 

Em comunicado oficial do Palácio de Buckingham, a rainha Elizabeth II terá morrido pacificamente esta tarde, em Balmoral. O comunicado avança ainda que o rei e a rainha consorte irão permanecer em Balmoral esta noite, e irão regressar a Londres amanhã.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor passou o verão no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde havia sido aconselhada a repousar na quarta-feira, após cancelar uma reunião com o seu Conselho Privado. No entanto, esta quinta-feira, o Palácio de Buckingham admitiu que a equipa médica se encontrava preocupada com a saúde da monarca.

Confira como vai ser a partir de agora:

  • Dado a sua importância, sabe-se que o seu funeral terá honras de estado e que, nas palavras do Business Insider, “vai ser um evento como nunca se viu no Reino Unido desde o fim da Segunda Guerra Mundial.” Para além disso, o dia do funeral será declarado feriado nacional.
  • Esta sexta-feira começam os preparativos e ensaios do velório, cortejo e funeral. O corpo será levado para a Westminster Hall onde permanecerá durante quatro dias em câmara ardente decorado com a coroa, ceptro e orbe. O velório será aberto ao público e realizado sob a vigilância da Força Aérea Real, o Exército, Marinha Real e os guardas da Torre de Londres.
  • O funeral será transmitido pela televisão e contará com a presença de familiares, amigos, membros de outras casas reais e chefes de estado de todo o mundo. Em seguida o corpo será colocado numa carruagem de artilharia e transportado por 138 membros da Marinha Real até ao local da sua sepultura.
  • Dado a sua importância, neste dia a bolsa de Londres e os bancos não vão estar a funcionar, assim como as lojas que vão estar encerradas ou a funcionar em horário reduzido.
  • Serão declarados 10 dias de luto nacional.
  • A BBC irá suspender a transmissão de todos os programas de comédia e a grelha televisiva poderá sofrer alterações nos dias que se seguirem.
  • Todas as bandeiras do país passam a ser içadas a meia haste até à realização do funeral.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas