PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Mundo: Metade do Brasil às escuras? Sim… aconteceu! – Gigantesco apagão provocou o caos

15 Agosto, 2023 - 14:49

756

0

Pessoas presas em elevadores e metropolitanos com falhas e atrasos.

Um gigantesco apagão nacional deixou esta terça-feira totalmente às escuras pelo menos 16 dos 27 estados brasileiros e afetou parcialmente também os outros.

 

Segundo o Correio da Manhã, os estados mais atingidos são os do norte e do nordeste do país, onde o blackout foi total.

 

Mas o apagão também foi sentido em estados do sul e do sudeste, como Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

 

As pessoas ficaram presas em elevadores em cidades de todo o país, os metropolitanos de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte sofreram falhas e atrasos, e em muitas cidades os semáforos deixaram de funcionar.

 

O apagão começou a ser sentido perto das 8h30 locais (12h30 em Lisboa) e prolongou-se mais de uma hora depois, às 9h45, 13h45 na capital portuguesa.

 

Um comunicado preliminar divulgado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, avançou que o mega apagão foi provocado por uma falha operacional ainda não determinada numa das linhas de transmissão.

 

Perto das 9h50 locais, 13h50 pelo horário de Portugal Continental, parte da energia começou a ser reposta.

 

Entre os estados atingidos estão Amazonas, Acre, Piauí, Amapá, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Ceará e Brasília, e pouco antes das 10 horas locais ainda não havia previsão de quando a situação seria totalmente resolvida.

 

 

 

[Fotografia: Via Correio da Manhã]

Últimas