PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Mundo: Este canal de TV disse que o país estava a ser invadido… só que não

20 Abril, 2022 - 13:58

411

0

Estação já garantiu que responsáveis pelo erro vão ser “severamente” punidos.

Uma estação de televisão de Taiwan pediu desculpa por “causar pânico” após ter transmitido esta quarta-feira, erroneamente, uma série de alertas de que a China tinha lançado ataques à ilha.

 

“A CTS [Chinese Television System] pede sinceras desculpas por este grave erro que causou pânico entre o público e causou problemas para as unidades em questão”, disse a estação de televisão chinesa citada pelo Multinews.

 

O meio de comunicação social chinês sediado em Taipé causou preocupação após emitir vários alertas, incluindo que a capital “foi atingida por mísseis guiados pelo exército comunista” e que “navios explodiram, instalações e barcos foram danificados no porto de Taipé”.

 

A CTS atribuiu o erro aos colaboradores que transmitiram erroneamente o conteúdo dos exercícios preventivos que a estação tinha sido encarregada de produzir para os bombeiros da cidade.

 

Noutro alerta podia ler-se: “A guerra pode deflagrar, (…) Taipé abre um centro conjunto de comando e controlo de emergência”.

 

O incidente aconteceu numa altura em que, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, os receios são crescentes em Taiwan de que a China possa levar a cabo as suas ameaças de avançar para a ilha democrática autónoma, que Pequim que vê como parte do seu território e que não descarta um ‘resgate’ pela força, se necessário.

 

A CTS acrescentou que iria “punir severamente” os responsáveis após a abertura de uma investigação interna.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas