PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Mundo: Brasil em festa – ‘País irmão’ festeja 200 anos (mas sob tensão das presidenciais)

7 Setembro, 2022 - 00:02

185

0

País festeja, mas de olhos postos em Bolsonaro e Lula da Silva.

Hoje é feriado no Brasil e todas as comunidades brasileiras pelo mundo estão em festa. A nação celebra 200 anos de existência.

 

Foi no dia 7 de setembro de 1822 que o príncipe português D. Pedro [futuro D. Pedro IV de Portugal] declarou este território independente.

 

Contam vários manuais de História que este episódio ocorreu nas margens do rio Ipiranga e que o monarca terá bradado “Independência ou morte!”. Daqui surgiu a expressão Grito do Ipiranga que por muitas vezes seria utilizada em variadíssimos contextos nos dois séculos seguintes.

 

Nas maiores cidades do Brasil, a celebração desta data é marcada por desfiles realizados pelo Exército brasileiro.

 

 

Bolsonaro e Lula

As celebrações do bicentenário ficam este ano marcadas pelas eleições presidenciais. Jair Bolsonaro e Lula da Silva dão o tudo por tudo na corrida que termina no próximo dia 2 de outubro.

 

Até a interpretação do feriado os separa.

 

Segundo a CNN Brasil, os apoiantes de Bolsonaro vão aproveitar o feriado para levar milhares de pessoas às ruas, na esperança de ganhar pontos. Recorde-se que, nas sondagens, Lula da Silva tem estado na frente.

 

Até agora, de forma geral, Lula da Silva aparece com pouco mais de 40% das intenções de voto. Bolsonaro com cerca de 30% da preferência dos eleitores. A tendência é de que Lula e Bolsonaro irão somar mais de 80% dos votos válidos já na primeira volta.

 

 

Bolsonaro vai aproveitar 7 de setembro para mostrar ainda mais músculo nas ruas

[Fonte: DR]

 

 

Já a campanha de Lula da Silva deverá optar por uma paragem neste 7 de setembro “para evitar risco de possíveis confrontos”, refere aquela estação televisiva. Lula não poupou nas críticas ao adversário.

 

“Hoje temos um candidato que está no cargo tentando usar a máquina pública, inclusive agora usurpando o 7 de Setembro como se fosse uma coisa dele”, atirou, segundo a revista Veja.

 

Lula da Silva vai optar por fazer uma pausa no feriado para “evitar confrontos”

[Fotografia: DR]

 

 

Entretanto Bolsonaro segue e não perdoa. Segundo o Sapo24, o candidato reagiu esta terça-feira com irritação à pergunta de uma jornalista sobre alegada corrupção na família com a compra de imóveis.

 

“O seu marido vota em mim”, disse à jornalista.

 

A resposta dura do líder líder brasileiro foi em reação a uma pergunta da jornalista Amanda Klein numa entrevista no canal de televisão Jovem Pam, ideologicamente identificada com o governante.

 

As próximas eleições presidenciais no Brasil estão marcadas para dia 2 de outubro.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas