Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

Mundo: Anunciado medicamento “barato e eficaz” para combater a COVID-19

16 Junho, 2020 - 17:42

280

0

PUB Chama-se dexametasona e é o medicamento apontado por um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, como “eficaz” na luta contra o novo coronavírus (COVID-19), avança […]

PUB

Chama-se dexametasona e é o medicamento apontado por um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, como “eficaz” na luta contra o novo coronavírus (COVID-19), avança notícia divulgada pelo jornal O Minho.

De acordo com os autores do teste, o tratamento com este tipo de corticóide “reduz em um terço a mortalidade” entre os pacientes com consequências mais graves provocadas pelo novo coronavírus.

Os investigadores explicam que  “um total de 2.104 pacientes foram escolhidos de forma aleatória para receber dexametasona uma vez por dia”, num estudo que durou 10 dias.

Para comparar, os cientistas utilizaram um grupo de 4.321 pacientes que receberam os cuidados habituais de doentes com o vírus SARS CoV-2. O medicamento terá sido administrado em “pequenas doses” e reduziu “em um terço” o risco de morte dos pacientes ligados a ventiladores e “um quinto” nos pacientes que recebiam oxigénio.

“É um resultado extremamente bem-vindo. A dexametasona é barata na prateleira e pode ser usada imediatamente para salvar vidas em todo o mundo”, disse Peter Horby, professor de Doenças Infecciosas Emergentes no Departamento de Medicina de Nuffield, da Universidade de Oxford.

 

PUB

Últimas