Foi no dia 30 de junho de 2018, em Sóchi, no Campeonato do Mundo que teve lugar na Rússia. Nos oitavos de final, Portugal apanhou pela frente o Uruguai.
O jogo começou mal. Logo aos 7 minutos, Cavani fez o 1-0 para os uruguaios. No segundo tempo, aos 55 minutos, Pepe empatou e devolveu-nos a esperança de passarmos aos quartos.
Só que aquele homem ainda estava em campo. Esse mesmo: Cavani. Aos 62 minutos, mesmo à entrada da área rematou e lançou um balde de água gelada sobre todos nós.
Este remate certeiro de Cavani ditou a saída de Portugal do Mundial 2018
[Fotografia: Screen FIFA Tv]
Viemos para casa e aquele que foi o primeiro campeão do mundo da história seguiu para a fase seguinte. Foi depois eliminado pela França, por 0-2.
Conforme referido, o Uruguai foi o primeiro a erguer o tão almejado troféu – aconteceu em 1930, precisamente no Uruguai. Na final, a 30 de julho desse ano, os uruguaios bateram a Argentina por 4-2.
Uruguai, em 1930, vencedor do primeiro Campeonato do Mundo de Futebol FIFA
[Fotografia: DR]
Partiram o coração ao Brasil
Mas a apetência do Uruguai em gelar multidões não é de agora. Em 1950, no Campeonato do Mundo do Brasil, chegaram novamente à final. Tinham precisamente pela frente… o Brasil.
Só na segunda parte houve golos e Friaça, aos 47 minutos, marcou para o Brasil.
Estava ganho? Nem por sombras. Aos 66 minutos, Schiaffino fez o empate… e volvidos apenas 13 minutos Ghiggia fez o golo da vitória para os uruguaios. Eram campeões do mundo… outra vez.
A final do Mundial de 1950 que os brasileiros não querem nem lembrar
[Fotografia: DR]
Chegar longe
Ao longo dos anos, o Uruguai foi sempre mantendo uma imagem discreta. De quatro em quatro anos, eram muitos a esquecer-se de que era uma seleção ameaçadora e que podia ir longe em qualquer mundial.
Não voltou mais a levantar a Copa do Mundo, mas em 1954, no Mundial da Suiça, disputou o jogo do 3º e 4º lugar com a Áustria. Perdeu por 3-1.
Em 1970, no Mundial do México, discutiu também os mesmos lugares, mas com a Alemanha Ocidental. Perdeu por 1-0.
O mesmo desafio foi reeditado em 2010, no Mundial da África do Sul, com a Alemanha. Os uruguaios voltaram a perder, desta vez por 3-2.
Fernando Santos: “Vai ser um grande jogo, como foi o de 2018”
O selecionador nacional, Fernando Santos, fez este domingo a antevisão do jogo diante do Urguai, a contar para a segunda ronda do grupo H do Campeonato do Mundo.
“Temos de pensar que Cavani e Suárez tinham menos cinco anos… Continuam a ser jogadores de enorme qualidade, acho que são duas grandes equipas, com valores emergentes. A maioria esteve no Mundial da Rússia, não estava Valverde, Darwin, De La Cruz. Aquilo que é a matriz não mudou assim tanto. Mudou as características de um jogador ou outro”, disse o selecionador nacional.
“Vai ser um grande jogo, como foi o de 2018. O Uruguai ganhou, mas podia ter perdido. Correu para o lado de Uruguai, acredito que pode correr bem para Portugal”, afirmou o treinador luso.
O desafio entre Portugal e Uruguai está marcado para as 19h00. Vai realizar-se no Estádio Nacional Lusail. Tem transmissão direta na RTP1.
Comentários: 0
0
0