PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundial 2022

Mundial 2022: Vamos lá ajustar contas com o ‘carrasco’ de 2018

28 Novembro, 2022 - 08:00

432

0

Mundial 2022.

Foi no dia 30 de junho de 2018, em Sóchi, no Campeonato do Mundo que teve lugar na Rússia. Nos oitavos de final, Portugal apanhou pela frente o Uruguai

 

O jogo começou mal. Logo aos 7 minutos, Cavani fez o 1-0 para os uruguaios. No segundo tempo, aos 55 minutos, Pepe empatou e devolveu-nos a esperança de passarmos aos quartos.

 

Só que aquele homem ainda estava em campo. Esse mesmo: Cavani. Aos 62 minutos, mesmo à entrada da área rematou e lançou um balde de água gelada sobre todos nós.

 

 

Este remate certeiro de Cavani ditou a saída de Portugal do Mundial 2018

[Fotografia: Screen FIFA Tv]

 

 

Viemos para casa e aquele que foi o primeiro campeão do mundo da história seguiu para a fase seguinte. Foi depois eliminado pela França, por 0-2.

 

Conforme referido, o Uruguai foi o primeiro a erguer o tão almejado troféu – aconteceu em 1930, precisamente no Uruguai. Na final, a 30 de julho desse ano, os uruguaios bateram a Argentina por 4-2.

 

 

Uruguai, em 1930, vencedor do primeiro Campeonato do Mundo de Futebol FIFA

[Fotografia: DR]

 

 

 

Partiram o coração ao Brasil

Mas a apetência do Uruguai em gelar multidões não é de agora. Em 1950, no Campeonato do Mundo do Brasil, chegaram novamente à final. Tinham precisamente pela frente… o Brasil.

 

Só na segunda parte houve golos e Friaça, aos 47 minutos, marcou para o Brasil. 

 

Estava ganho? Nem por sombras. Aos 66 minutos, Schiaffino fez o empate… e volvidos apenas 13 minutos Ghiggia fez o golo da vitória para os uruguaios. Eram campeões do mundo… outra vez.

 

 

 

A final do Mundial de 1950 que os brasileiros não querem nem lembrar

[Fotografia: DR]

 

 

 

Chegar longe

Ao longo dos anos, o Uruguai foi sempre mantendo uma imagem discreta. De quatro em quatro anos, eram muitos a esquecer-se de que era uma seleção ameaçadora e que podia ir longe em qualquer mundial. 

 

Não voltou mais a levantar a Copa do Mundo, mas em 1954, no Mundial da Suiça, disputou o jogo do 3º e 4º lugar com a Áustria. Perdeu por 3-1.

 

Em 1970, no Mundial do México, discutiu também os mesmos lugares, mas com a Alemanha Ocidental. Perdeu por 1-0.

 

O mesmo desafio foi reeditado em 2010, no Mundial da África do Sul, com a Alemanha. Os uruguaios voltaram a perder, desta vez por 3-2.

 

 

Fernando Santos: “Vai ser um grande jogo, como foi o de 2018”

O selecionador nacional, Fernando Santos, fez este domingo a antevisão do jogo diante do Urguai, a contar para a segunda ronda do grupo H do Campeonato do Mundo.

 

“Temos de pensar que Cavani e Suárez tinham menos cinco anos… Continuam a ser jogadores de enorme qualidade, acho que são duas grandes equipas, com valores emergentes. A maioria esteve no Mundial da Rússia, não estava Valverde, Darwin, De La Cruz. Aquilo que é a matriz não mudou assim tanto. Mudou as características de um jogador ou outro”, disse o selecionador nacional.

 

“Vai ser um grande jogo, como foi o de 2018. O Uruguai ganhou, mas podia ter perdido. Correu para o lado de Uruguai, acredito que pode correr bem para Portugal”, afirmou o treinador luso.

 

O desafio entre Portugal e Uruguai está marcado para as 19h00. Vai realizar-se no Estádio Nacional Lusail. Tem transmissão direta na RTP1.

 

 

 

[Fotografias capa: DR]

Últimas