PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Mulheres fazem mais caminhadas

27 Fevereiro, 2014 - 11:07

126

0

A maioria dos indivíduos que fazem caminhadas na cidade de Viana do Castelo são do sexo feminino, são casados, têm entre 50 a 69 anos.

Uma tese de mestrado recentemente finalizada concluiu que a maioria dos indivíduos que fazem caminhadas na cidade de Viana do Castelo são do sexo feminino, são casados, têm entre 50 a 69 anos e encontram-se empregados. A investigação em causa, realizada por Laura Costa, entre setembro e outubro de 2012, no âmbito do Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pretendia perceber este fenómeno emergente na cidade de Viana: quem caminha, como caminha e porque caminha.
Segundo a autora do estudo “até à implementação da investigação não existiam informações sobre um conjunto de pessoas que caminham em Viana. Os grupos de pessoas, informais e não organizados, viam-se passar na rua e eram pensados como potencial de intervenção mas desconheciam-se as suas características” revelou a propósito do projeto de investigação.
“Para além das pessoas também não se conheciam os seus hábitos de caminhada, nem porque caminhavam”, explicou justificando a realização do seu estudo no terreno.
A investigação decorreu através de um questionário feito a 410 pessoas, enquanto faziam a sua caminhada habitual, em quatro locais de passagem dos caminhantes pela cidade: a zona da Praia Norte, a zona do Largo 5 de Outubro, a zona do Parque da Cidade e a zona da Via-Entre-Santos e da Avenida Mateus Carvalhido.
Os resultados agora apresentados, e sujeitos a provas públicas, indicam que, para além da Praia Norte, também a zona da Via-Entre-Santos e da Avenida Mateus Carvalhido é muito utilizada para esta prática. A zona onde foram encontrados menos caminhantes foi o Parque da Cidade.
Quanto aos hábitos de caminhada o estudo conclui que “a maioria das pessoas inquiridas o fazem há mais de um ano, costumam caminhar menos de uma hora por dia mas mais de três dias por semana” informou Laura Costa.

Últimas