PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Mudança política em Portugal pode ‘descarrilar’ Alta Velocidade? Presidente da Galiza já deu opinião

19 Dezembro, 2023 - 20:50

298

0

Comboios.

Alfonso Rueda acredita que a atual mudança política em Portugal não põe em causa o projeto de alta velocidade e aponta 2030 como meta.

 

Conta o Jornal de Notícias que o Presidente da Junta da Galiza encontrou-se esta terça-feira, em Vila Nova de Gaia, com António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), onde reafirmou a importância da relação entre a Galiza e o Norte de Portugal.

A relação entre as duas regiões tem tido “resultados bastante notórios” mas, segundo Alfonso Rueda, pode “ter muito mais”.

 

“Se pensarmos que durante muito tempo a  ligação entre Galiza e Portuugal se fazia apenas por uma ponte, agora temos cinco. Esta relação já começou há muito e o que quero fazer é incrementá-la”, assumiu.

 

Já o presidente da CCDR-Norte, garantiu que “o grande projeto estruturante da Eurorregião, que é a alta velocidade, é algo que continuará em cima da mesa até ser concretizado”.

 

“Temos, neste momento, uma meta objetiva, de 2030 ou princípios dos anos 30 para que isso esteja concluído”.

“Mesmo do lado português há uma grande decisão a tomar brevemente, que é a confirmação da candidatura portuguesa a fundos do CEF [Connecting Europe Facility] para a infraestrutura de alta velocidade, e isso tem que acontecer no mês de janeiro”, recordou António Cunha.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas