Morreu esta quinta-feira, aos 79 anos de idade, Arlindo Fagundes, nome conhecido da juventude de muitos portugueses por ter ilustrado os livros da série “Uma Aventura”, da Editorial Caminho.
Segundo a Renascença, faleceu vítima de doença prolongada.
Um dos livros da série “Uma Aventura”
Em 1987, o artista recebeu o «1.º Prémio de Design Artesanal de Vila Nova de Cerveira».
Em comunicado, citado por aquela estação emissora, a Editorial Caminho exprimiu “enorme tristeza” pela notícia, classificando o criador como um “nome de referência da área da banda desenhada e do cartoon“.
Arlindo Fagundes, que nasceu em 1945, em Ovar.
Entre 1967 e 1974 esteve exilado em França, fase em que aderiu ao Partido Comunista Português. Depois do regresso ao país, criou em 1975 uma oficina em Prado (Vila Verde), onde “produziu os simpáticos e irónicos bonecos de barro que lhe deram notoriedade como artesão”, lembra o comunicado da Editorial Caminho.
Em 1984 fixou-se em Braga.
O funeral realiza-se no sábado, pelas 16h00.
Comentários: 0
0
0