PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Monte do Faro: Confraria sem dinheiro para comprar mesa do altar-mor e ambão

11 Abril, 2013 - 14:06

327

0

Na ideia, Aurélio Coimbra tem ainda “a requalificação de todo o recinto”, com a colocação de espaços de diversão para os mais pequenos. De resto, algumas intervenções de limpeza do espaço já têm sido efectuadas.

O juiz presidente da Confraria do Monte do Faro, em Valença, precisa de oito mil euros para concretizar alguns investimentos há muito desejados.

Aurélio Coimbra explicou à Rádio Vale do Minho que é necessário comprar uma mesa para o altar-mor e um ambão para a capela da Senhora do Monte do Faro.

Um investimento que segundo o responsável não pode avançar por falta de verbas. Na gaveta está também o projecto de requalificação da estalagem (Casa da Confraria) localizada no mesmo recinto.

Aurélio Coimbra realça que esta casa “já não está dentro do regulamento”, ou seja, já não obedece aos actuais critérios regulamentares. Aqui, são precisos mais de 300 mil euros para restaurar o edifício, sendo que o projecto de arquitectura já foi elaborado.

Na ideia, Aurélio Coimbra tem ainda “a requalificação de todo o recinto”, com a colocação de espaços de diversão para os mais pequenos. De resto, algumas intervenções de limpeza do espaço já têm sido efectuadas.

Além da construção do recente balneário de apoio ao BTT, uma das mais recentes obras da Confraria do Monte do Faro foi a reparação do telhado, um investimento que era essencial.

Aurélio Coimbra cumpre já o seu segundo mandato. O juiz presidente reconhece que há muito por fazer, mas a falta de verbas têm bloqueado a concretização das ideias. O aluguer do restaurante e o subsídio anual da Câmara Municipal de Valença revelam-se insuficientes.

Actualmente, o montante vindo do executivo é mais baixo, tendo passado de 2500 euros para cerca de 1000 euros.

Para colmatar as despesas correntes, a Confraria do Monte do Faro conta ainda com as esmolas do povo e as verbas conseguidas com a promoção anual de uma prova de BTT e de um percurso pedestre.

Refira-se que a Confraria da Senhora do Monte do Faro abrange pouco mais de 160 elementos. Tem sob a sua alçada a Capela Principal, a Capela de Sant’Ana, a Casa da Confraria (estalagem) e a Casa do Romeiro.

Recorde-se que a Confraria do Monte do Faro existe desde 1876 e é responsável pela gestão daqueles equipamentos, bem como da realização das principais festividades no local, com destaque para o 15 de Agosto, dia da Imaculada Conceição, o nome real da Senhora do Faro.

Foto: Portal “Monte do Faro”

Últimas