PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Torre de Lapela: Mais de 150 visitantes no primeiro fim-de-semana após inauguração

6 Junho, 2016 - 14:52

221

0

Dados foram divulgados pela autarquia esta segunda-feira. Espaço foi inaugurado no passado dia 27 de maio.

O Núcleo Museológico Torre de Lapela recebeu mais de centena e meia de visitantes durante o primeiro fim-de-semana em que esteve aberto ao público após obras de requalificação. De acordo com os dados divulgados pela autarquia, de forma mais precisa, foram 86 portugueses e 72 estrangeiros que visitaram aquele espaço neste período de tempo.
Inaugurado no dia 27 de maio, o Núcleo Museológico Torre de Lapela assume-se como mais um cartão-de-visita cultural e turístico do concelho de Monção.
A Torre de Menagem de Lapela, conhecida como a melhor varanda sobre o rio Minho agora batizada como Núcleo Museológico Torre de Lapela, mantém a sua postura imponente e mostra uma silhueta mais atraente, garantindo um maior contacto com a história local e uma paisagem deslumbrante sobre o rio Minho, casario tradicional de Lapela e margem galega.
A nova valência turística do concelho de Monção englobou a restauração da torre de menagem, a beneficiação do pavimento envolvente e a valorização dos canastros existentes. No total, cerca de 70 mil euros financiados no âmbito do “QREN – Valorização e Qualificação Ambiental – Eixo III – Património Cultural”.
Para o autarca local, Augusto Domingues, o Núcleo Museológico Tore de Lapela reforça a aposta empenhada e responsável do atual executivo na efetivação da estratégia municipal assente na valorização do património construído e na revitalização da memória coletiva dos monçanenses.
Imóvel classificado como monumento nacional desde 23 de junho de 1910, a Torre de Menagem de Lapela constitui uma edificação com elevado significado histórico-cultural e um apelativo enquadramento sobre a envolvente fluvial e paisagística.
Neste edifício carregado de histórias e memórias, pretendeu-se, através desta intervenção, a criação de uma imagem renovada de todo o interior, criando-se um espaço funcional para os visitantes e mais um elemento de promoção cultural do concelho, desta vez, debruçado sobre o troço internacional do rio Minho.
Com entrada gratuita, o novo equipamento cultural permanecerá aberto, até finais de setembro, no seguinte horário: sexta-feira (14h00/19h00) e sábados edomingos (10h00/12h30 e 14h00/19h00).

Últimas