PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Termas: PS elogia proposta feita ao Governo – PSD de ‘mira fixa’ na Advancesfera

20 Novembro, 2017 - 02:59

297

0

Direita e esquerda de Monção reagiram este domingo de forma diferente a uma proposta socialista apresentada na Assembleia da República na área do termalismo. O PS quer que o Serviço […]

Direita e esquerda de Monção reagiram este domingo de forma diferente a uma proposta socialista apresentada na Assembleia da República na área do termalismo. O PS quer que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) volte a comparticipar os tratamentos termais, repondo-se o quadro de apoios que existia antes do programa de ajustamento.   A proposta dos socialistas surge no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2018, no último dia para a apresentação de alterações (que terão ainda de ser votadas nas próximas duas semanas), e prevê que “o Governo implementará o regime de reembolso, mediante prescrição médica, das despesas com cuidados de saúde prestados nas termas”. De acordo com o Jornal de Negócios, o PS considera ainda que o termalismo constitui uma importante fonte de rendimento para o interior do país.

Ouvido pela Rádio Vale do Minho, o líder da oposição socialista na Câmara de Monção congratula-se no sentido de “ser mais uma medida para preservarmos o nosso termalismo que passa por momentos complicados. A empresa concessionária não tem cumprido as obrigações”. No entanto, Augusto Domingues está convicto de que esta proposta apresentada pelo PS “vai ajudar Monção. É mais uma hipótese de rentabilizar o nosso Balneário. Sendo Monção uma terra de termalismo, é óbvio que essa medida nos vai ser útil”. “Nunca poderemos abandonar esta ideia do termalismo que é fonte de riqueza, fonte de identidade e de promoção da nossa terra”, sublinhou o vereador.

Do lado social-democrata, o presidente da Câmara mostrou-se agradado com a proposta dos socialistas no Parlamento mas acabou por desvalorizá-la, pelo menos por agora, tendo em conta o cenário atual. “Parece-me bem dado que a diminuição na comparticipação nos tratamentos termais foi um problema nos últimos anos. Mas a minha preocupação neste momento é ter umas Termas que sejam efetivamente um chamariz para Monção”, afirmou António Barbosa em tom pragmático. “Umas Termas que sejam dinamizadoras e catalisadoras da nossa economia local. Isso é que é importante! Quanto ao resto, estaremos cá para, junto do Governo e com os deputados quer do meu partido quer do PS, trabalharmos no sentido mostrarmos a essa gente que têm de ser parceiros no garante dos nossos concelhos, sobretudo os do interior”, concluiu.

 

Termas de Monção com divida global próxima dos 100 mil euros

 

Em Monção, as Termas ainda não acertaram com a via do sucesso. Só em rendas mensais, 11 no total, a empresa concessionária do Balneário Termal de Monção deve 55 mil euros. Os números foram referidos pelo presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, em reunião do Executivo Municipal realizada na freguesia de Tangil. A estas cifras, somam-se outras tais como o “incumprimento na liquidação do fornecimento de água pública(cerca de 11.500 euros), bem como atrasos no plano de pagamentos aprovado por deliberação camarária (11 mil euros). A estes valores, acresce IVA à taxa legal em vigor”, leu o edil monçanense. Contas feitas, a divida global da Advancesfera ao Município de Monção é de cerca de 100 mil euros.

O presidente da Câmara, António Barbosa, apresentou uma proposta em reunião do Executivo, tendo sido aprovada por unanimidade. Desta forma, com prazo a contar da data de receção da notificação, a empresa “Advancesfera – Unipessoal, Lda”, concessionária do balneário termal durante 25 anos (contrato celebrado em 24 de abril de 2007), tem um prazo de 30 dias para regularizar as dívidas em atraso.

A autarquia lembra em comunicado que a concessionária não tomou as medidas e providências necessárias para evitar a suspensão de tratamentos termais que aconteceram em dois períodos distintos. O primeiro de 16 meses e o segundo de 3 meses, “contribuindo para transmitir uma imagem muito negativa do termalismo em Monção”.

 

[Fotografia: Termas de Monção / Direitos Reservados]

Últimas