PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Tangil: Fundadores da Confraria do Verde Tinto entronizados em casa cheia

5 Março, 2017 - 01:56

170

0

Grão-Mestre lembrou que objetivo é voltar a levar os verdes tintos à «popularidade de outros tempos».

Foram entronizados este sábado, na freguesia de Tangil, em Monção, os 14 membros fundadores da Real Confraria do Vinho Verde Tinto. Perante um auditório do Centro Cultural do Vale do Mouro praticamente cheio, a Real Confraria do Vinho Alvarinho «apadrinhou» o momento pela voz do Grão-Mestre José Emílio Moreira. “Hoje é um dia de festa. Um dia de festa não só para Tangil mas também para toda a sub-região de Monção e Melgaço”, sublinhou o também antigo presidente da Câmara de Monção. De palavras visivelmente orgulhosas, José Emílio Moreira lembrou que os dois concelhos vizinhos são conhecidos pelo Alvarinho mas “Monção e Melgaço tornaram-se primeiramente famosos pelos verdes tintos. O primeiro vinho português a ser exportado para a Inglaterra foi da então chamada sub-região de Monção, a que eles chamaram o «palheto de Monção» ou «maduro de Monção». Era um vinho aberto e muito diferente”.
José Emílio Moreira deixou ainda claro que “esta confraria não é contra ninguém”. Defende o Grão-Mestre do Alvarinho que “os vinhos verdes tintos têm de voltar à popularidade de outros tempos. Mas há muito a fazer”. A concluir, o antigo autarca vincou que “esta é uma confraria aberta. Está aberta sobretudo a todos os viticultores”.
Iniciada a cerimónia de entronização, o primeiro nome a ser chamado foi o de Aurélio Alves. Assumiu o cargo de Grão-Mestre da nova Real Confraria do Vinho Verde Tinto. De palavras mais breves, disse esperar, “com dedicação e empenho de todos, que a Confraria possa vir a crescer. E crescerá certamente! Vamos acompanhar e fazer parte do progresso e modernização da cultura vínica colaborando com todos que de uma ou de outra maneira se envolvam para os mesmos fins”. O Grão-Mestre recordou ainda que a recém-nascida Confraria tem como objetivo principal “valorizar e engrandecer o vinho verde tinto, preservando a sua autenticidade como vinho único no mundo”. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para que retome o seu lugar, ombreando com vinhos já reconhecidos a nível nacional e além-fronteiras”, garantiu.
Na cerimónia marcaram também presença várias individualidades. Entre elas a Vice-Presidente da Câmara de Monção. Em declarações aos jornalistas, Conceição Soares referiu que o Município está muito satisfeito com o nascimento desta nova Confraria. “Desde o primeiro momento que temos apoiado esta iniciativa. Este tipo de iniciativas são imprescindíveis para o Município de Monção, que quer promover-se pela gastronomia e pelos vinhos”, disse a autarca que elogiou a presença do edil melgacense na cerimónia visto que “não nos podemos esquecer que estamos na sub-região de Monção e Melgaço. É importante que os dois municípios estejam em consonância no tipo de atividades que promovem”.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, acredita que a nova Confraria do Vinho Verde Tinto terá “um papel fundamental na sub-região, que é defender a qualidade dos nossos produtos. É importante que o vinho verde tinto da nossa sub-região seja utilizado como mais uma imagem de marca e mais uma forma de darmos notoriedade aos nossos produtos”.
A oposição monçanense também aplaudiu o momento. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o líder do PSD Monção, António Barbosa, considerou que esta Confraria “mostra acima de tudo aquilo que nós dizemos há muitos anos: temos uma sociedade civil muito dinâmica e esse é o segredo do nosso concelho. O nascimento de mais confrarias e de mais feiras espalhadas por todo o concelho mostra o dinamismo das pessoas que felizmente temos no concelho, que são muitas e que trabalham em prol do concelho”. Do lado do CDS-PP, o vereador José Luís Alves realçou à Rádio Vale do Minho que “a história de Monção está muito ligada à história do vinho tinto. O aparecimento desta Confraria é sinal de vitalidade e é sinal de que temos muito para caminhar, no sentido de melhorar a área do vinho tinto. Temos de aproveitar esta oportunidade e acredito que vamos melhorar os nossos produtos endógenos. Não tenho a menor dúvida de que vai ser uma ótima Confraria!”.

Veja o vídeo da cerimónia AQUI [copie o link para a barra de endereços]:
https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1388250727912179/

Veja a nossa galeria de fotos da cerimónia AQUI [copie o link para a barra de endereços]:
https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/posts/1388246247912627

Últimas