PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Segude: Presidente da Câmara garante mais apoios à Feira Agrícola do Vale do Mouro

7 Maio, 2016 - 14:04

127

0

Augusto Domingues lembrou à comunidade local que vive ‘num vale de excelência. Está cada vez mais visível. Há cada vez mais atividades, sobretudo porque são organizadas por jovens autarcas’.

O presidente da Câmara Municipal de Monção garantiu este sábado mais ajudas da autarquia à Feira Agrícola do Vale do Mouro. Augusto Domingues falava durante a cerimónia de abertura do certame, a decorrer na freguesia de Segude, que arrancou esta sexta-feira e se prolonga até este domingo. “Nós já apostamos no aumento do financiamento para a Feira mas, o que aqui hoje está a acontecer, obviamente que precisa de um apoio. E nós vamos dá-lo”, avançou o autarca socialista. “Não só contam as atividades que se fazem no meio urbano, mas contam muito as atividades que se fazem no meio rural”, sublinhou.
De visão otimista, Augusto Domingues lembrou à população local que “vocês vivem num vale de excelência. Está cada vez mais visível. Há cada vez mais atividades, sobretudo porque são organizadas por jovens autarcas”. A título de exemplos, o edil monçanense apontou a própria Feira Agrícola do Vale do Mouro, a Feira do Vinho Tinto, a Ponte do Mouro Medieval, a Festa da Cerveja Artesanal em Podame, a Feira do 27, entre outras. “Vocês vivem num vale com um rio fantástico. Vocês têm trilhos de montanha, turismo em espaço rural, têm vinho e têm Alvarinho. Por isso, eu vejo este vale de forma positiva! Vejo que este vale vai ter futuro”.
Augusto Domingues realçou ainda que “a comunidade monçanense está na moda. Uma comunidade que os empresários procuram e só não vê quem não quer!”. O presidente da Câmara recordou, à semelhança de outras alturas, “as empresas que se estão a instalar. Vão ao Parque da Lagoa e vejam a envolvente do Centro Urbano”. O autarca confessou ainda esperar que “no imediato” a população veja empresas a instalar-se no futuro Minho Parque. “É um projeto em que acredito. Onde as pessoas poderão trabalhar, onde as pessoas terão emprego, onde terão ordenado para fruir o que nós damos”, disse Augusto Domingues.
No que diz respeito ao programa, a tarde deste sábado será preenchida com o programa “Aqui Portugal”, da RTP 1, corrida de cavalos a trote com atrelado e apanha do porco.
A partir das 20h30, atuação do Grupo Rusgas de Merufe, Grupo Bombolásticos, e Grupo Bombinhos de Fontoura. Segue-se encontro de concertinas livre, atuação de Pedro Gonçalves, do programa “The Voice Portugal”, e concerto com a banda vianense Jarojupe.
O domingo ‘abre’ pelas 8h00 com feira do gado, onde os melhores exemplares serão premiados, passeio de BTT/Caminhada e, pelas 10h30, atuação do Grupo de Concertinas “Os Magníficos”. Depois do almoço, pelas 15h00, tarde hípica com prova de passo travado e festival folclórico com os agrupamentos de Merufe, Mazedo, Troviscoso e Moreira. O certame encerra ao final da tarde ao som das Gaitas e Cantares da Portela e Grupo Bombolásticos.
A par destas atividades, a Feira Agrícola do Vale do Mouro apresenta diversos expositores com material e equipamento relacionado com o setor, artigos manufaturados de artesanato, produtos regionais, e tasquinhas típicas com ementas e vinhos da região.
Realizado em Segude desde 1990, o certame agrícola aposta na preservação da tradição sem descurar aspetos de modernidade e pretende assumir-se como um local privilegiado para o estabelecimento de relações pessoais e empresariais entre os profissionais do setor.
De referir que a Feira Agrícola do Vale do Mouro é promovida pela Junta de Freguesia de Segude com apoio da Câmara Municipal de Monção e Associação de Freguesias do Vale do Mouro. Engloba um conjunto diversificado de atividades recreativas e musicais que, como vem sendo habitual, prometem encher o recinto da feira.

Últimas