PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Salvaterra de Miño

Monção/Salvaterra: UNIMINHO promove caminhada transfronteiriça este sábado

8 Abril, 2016 - 09:27

439

0

Encontro marcado para as 9h00 no Parque Termal de Monção.

O Parque Termal de Monção vai ser este sábado o ponto de partida para a segunda edição da caminhada transfronteiriça “Monção/Salvaterra de Miño”. O encontro está marcado para as 9h00, tendo o percurso a distância de 13,5 quilómetros. De acordo com a organização, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no portal www.uniminho.eu
A iniciativa é promovida pela UNIMINHO – Associação de Municípios do Vale do Minho Transfronteiriço.
Com a proximidade das duas estações mais solarengas, a UNIMINHO – Associação de Municípios do Vale do Minho Transfronteiriço está propor a dinamização de trilhos pedestres entre os municípios de fronteira da raia minhota. O território Cerveira-Tomiño abriu, em março, a segunda edição das Caminhadas Transfronteiriças que se prolongam até setembro. Passaporte do Ecoturista Rio Minho e APP ECOTUR Rio Minho são as novidades introduzidas nesta edição.
A caminhada Cerveira-Tomiño foi a primeira. Tratou-se de um percurso de âmbito ecológico-paisagístico ao longo de 12kms, pelas freguesias de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira e Concello de Tomiño. Segue-se Monção-Salvaterra (09 de abril), Melgaço-Arbo-As Neves (07 de maio), Caminha-A Guarda-O Rosal (11 de junho) e Paredes de Coura-Valença-Tui (24 e 25 de setembro).
O conceito de caminhar entre as fronteiras visa promover e divulgar a riqueza do património material e imaterial da região do Vale do Minho transfronteiriço que se cruza com a história de dois países, transformando-os num único destino. De salientar que estas caminhadas surgem no âmbito do projeto UNIMINHO|ECOTUR, co-financiado pelo POCTEP, com o objetivo de valorizar os corredores verdes ecológicos transfronteiriços, sensibilizando as populações para o Vale do Minho Transfronteiriço como um ‘Destino Ecoturístico de Excelência’.
Durante as Caminhadas Transfronteiriças 2016, a UNIMINHO oferece, a cada participante, uma das mais recentes novidades para a valorização deste território comum: o Passaporte de Ecoturista do Rio Minho Transfronteiriço.
Além de indicar a localização exata de locais imperdíveis neste território transfronteiriço, este livro de registo das experiências permite que o visitante recolha, colecione e partilhe informações de uma aventura inesquecível onde, em cada recanto e época do ano, oferece um diferente panorama de vivências que nunca se repetem. Na gastronomia, na paisagem, nas festividades, existem experiências que despertarão os sentidos dos turistas e visitantes.

Últimas