PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: Mais de 75% dos portugueses associam a casta Alvarinho à sub-região

29 Setembro, 2016 - 08:22

248

0

Viana e Guarda entre os mais conhecedores. Coimbra, Setúbal e Leiria entre os piores resultados.

Mais de 75% dos portugueses associam a casta Alvarinho à sub-região de Monção/Melgaço. Esta é a principal conclusão de uma tese de mestrado intitulada “Locais de Produção como critério de Diferenciação da Casta Alvarinho: Um estudo exploratório”.
Elaborado por Márcio Ferreira, o trabalho assentou sobretudo num inquérito nacional, cujo objetivo foi perceber se a população portuguesa associaria aquela casta aos dois concelhos. Depois de quase 800 questionários feitos em todo o país, Márcio Ferreira – natural de Monção – conseguiu resultados pertinentes. “Nos distritos de Viana do Castelo e da Guarda, 100% dos inquiridos associaram a casta Alvarinho a Monção e Melgaço”, disse. Já entre os piores estão Coimbra, Setúbal e Leiria onde os valores não alcançam os 30%.
Márcio Ferreira defende por isso que “com a questão do alargamento, tanto a Associação de Produtores de Alvarinho como a Rota do Alvarinho deve ser potenciada. Devemos promover a casta Alvarinho enquanto território. O principal contributo que deixo para a sub-região Monção/Melgaço é que sempre que se fale dela como «terra do Alvarinho» para que possa criar-se uma associação tal como Bordéus é a terra do champanhe”, exemplificou.
De referir que esta tese foi recentemente apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Últimas