PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Gripe: Cerca de 60% da população com mais de 65 anos não foi vacinada em 2015

11 Outubro, 2016 - 00:56

144

0

Centro de Saúde começa campanha de vacinação na segunda-feira. Unidade móvel vai percorrer freguesias do concelho.

Cerca de 60% dos monçanenses com 65 ou mais anos de idade não receberam a vacina da gripe no ano passado. Os dados foram divulgados à Rádio Vale do Minho pelo Centro de Saúde local que a partir de segunda-feira vai arrancar com uma campanha de vacinação em todas as freguesias do concelho. “Isto é uma forma preventiva da gripe e quantas mais pessoas forem vacinadas maior será a proteção, dado que cria a imunidade de grupo”, explicou Vera Rocha, estagiária naquela unidade.
Para as pessoas com 65 ou mais anos de idade, a vacina da gripe é gratuita. Não requer receita médica nem pagamento de taxa moderadora. Este ano foi mesmo alargada para os doentes que aguardam um transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular e com défice de alfa-1 antitripsina. “A vacinação deve ser feita todos os anos. Convém que haja reforço, porque a estirpe da gripe varia de ano para ano”, realçou Vera Rocha à Rádio Vale do Minho.
A partir da próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, o Centro de Saúde vai disponibilizar uma unidade móvel para que a vacinação seja feita na própria freguesia, evitando assim que as pessoas tenham de deslocar-se ao Centro de Saúde. “As datas da vacinação vão estar disponíveis no site da Câmara Municipal, na imprensa local e os próprios párocos de cada freguesia irão dar nota do dia da vacinação na respetiva localidade”, concluiu Vera Rocha.

Vacinação contra a gripe nos lares é de 94%

A vacinação contra a gripe nos lares é na ordem dos 94 por cento, um “caso de sucesso” bem superior aos 61% dos idosos vacinados em Portugal, revelou recentemente a sub-diretora-geral da Saúde. Graça Freitas falava na apresentação do Plano Inverno & Saúde, durante a qual anunciou que os lares são “um sítio de grande sucesso da vacinação” e que resulta de estratégias diferentes e locais. A DGS quer este ano aumentar a cobertura vacinal e alerta para a dificuldade que representa o facto de as pessoas não terem medo da gripe.
Para a campanha de vacinação contra a gripe, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) conta com 1,2 milhões de doses, que custaram cerca de três milhões de euros.

Últimas