PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Estação: PSD vai apresentar terceira proposta – Câmara pede ‘que não haja claques!’

9 Maio, 2016 - 20:49

282

0

Apresentação marcada para o próximo fim-de-semana. Vai decorrer no auditório da EPRAMI.

O PSD Monção vai apresentar publicamente, no próximo fim-de-semana, uma terceira alternativa às duas já existentes para o Projeto de Requalificação Urbanística da Avenida D. Afonso III, envolvente da antiga estação da CP. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em Reunião do Executivo Municipal, pelo vereador António Barbosa. “Aquilo que vai ser apresentado não é um projeto fechado. Está dentro da posição do PSD no sentido de manter todos os marcos históricos da estação, desde o cais ao edifício que está a ser recuperado”, adiantou o autarca social-democrata.
O trabalho que vai ser exposto é assinado por um cidadão monçanense. “O PSD é um partido aberto à sociedade civil e aberto a ouvir aquilo que os cidadãos têm para dar à comunidade. Esta será mais uma alternativa às propostas que estão em discussão”. O vereador rejeitou sobretudo o rótulo de “proposta C” que tem vindo a ser colado a esta ideia do PSD já conhecida desde finais do passado mês de abril. “Aquilo que se pretende é vincar, uma vez mais, a posição do PSD: Manter aquilo que lá está. Vamos apresentar um projeto que está feito. Não são apenas ‘riscos’! Vamos apresentar um trabalho totalmente preparado para ser executado”, realçou.
Um dos pontos que deverá diferenciar esta terceira alternativa das restantes será a opção pelo estacionamento subterrâneo. “Não vemos isto como um simples projeto de alindamento da entrada de Monção. Acho que é talvez o projeto mais estruturante de Monção dos últimos anos. Não devemos estar preocupados em fazer qualquer coisa para estar pronto daqui a ano e meio. Deve ser um projeto estruturante, nem que tenha de ser feito de forma faseada nos próximos três ou quatro anos”.
Pragmático, António Barbosa concluiu dizendo que o PSD quer um projeto que seja do agrado dos monçanenses tanto hoje como no futuro. O vereador assume que esta terceira alternativa é mais cara. No entanto, “a Câmara apresenta um projeto [proposta A] em que deita tudo abaixo. Faz uma avenida e põe relva do lado esquerdo”. “Não podemos estar preocupados em gastar mais meio milhão de euros num projeto destes quando gastámos cerca de quatro milhões de euros no Cine Teatro João Verde. Eu pergunto se toda aquela área envolvente da Estação não tem a mesma importância ou mais do que este ou qualquer investimento feito na vila de Monção”, atirou o autarca ‘laranja’.

“Estocada final no comércio local”

No final do passado mês de abril, também em Reunião de Câmara, António Barbosa referiu que a alternativa ‘B’ é a que mais agrada aos social-democratas, mas o PSD considera que ainda não é a ideal. A vereação ‘laranja’ não só defende o aproveitamento do cais da estação para eventos de variadas índoles como apelou na altura a uma terceira proposta, com mais lugares de estacionamento. “Não podemos perder esta oportunidade para resolver, de uma vez por todas, a questão do estacionamento em Monção!”. António Barbosa considerou mesmo que “seria criminoso se pegássemos num espaço daquela dimensão” sem “ser criado estacionamento subterrâneo [gratuito]”.
Nas contas feitas pelo PSD, os lugares para estacionamento não chegam a 100 em cada uma das duas soluções apresentadas. “Num dia de feira – e estamos a falar numa ‘quinta-feira normal’ – estacionam na envolvente da estação cerca de 400 viaturas!”, exclamou o autarca. “Aquilo que me preocupa não é a abertura do Lidl! A mim preocupa-me mais esta intervenção! Ao contrário desses investimentos que têm sido feitos em Monção, pode ser a estocada final no comércio local da vila e naquilo que é a vida ao nível desta parte histórica”.
O PSD alertou mesmo para o risco de “colocar em causa aquilo que é o médio e longo prazo da vila de Monção. Até porque estamos a falar de um projeto que vai ser feito e ficará ali para todo o sempre”.

Augusto Domingues: “Peço que não haja claques!”

Na resposta ao vereador do PSD, esta segunda-feira, o presidente da Câmara começou por enviar ‘recados’ à oposição. “Eu sei que com a aproximação do momento eleitoral já há algum nervosismo. O que eu peço é que não haja claques!”, exclamou Augusto Domingues. Taxativo, o autarca socialista alertou para a necessidade de encontrar “algo que sirva as populações”.
No seu discurso, o edil classificou também esta obra como uma das mais difíceis. “Por um lado porque cria este tipo de clivagem mental, como está a acontecer. Por outro lado, temos de comprar e demolir casas. Aquele projeto, para ser funcional, tem de ter tudo”, justificou.
Augusto Domingues poupou desta vez o PSD às críticas sobre o estacionamento. No entanto, na sessão camarária de 26 de abril, o presidente da Câmara deixou a reprovação. “Estamos sempre preocupados com o carro e esquecemo-nos da pessoa. Na urbanidade moderna, primeiro pensa-se nas pessoas e depois pensa-se nos carros”.
As soluções urbanísticas “A” e “B” já podem ser visualizadas no YouTube. Estão também disponíveis no portal da Câmara Municipal de Monção, podendo os munícipes apresentar eventuais sugestões para o seguinte correio eletrónico: [email protected] ou no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Monção. A consulta pública decorrerá durante todo o mês de maio.
A apresentação da terceira proposta, anunciada esta segunda-feira pelo PSD, está agendada para o próximo domingo, às 14h30, no auditório do pólo da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI).

Leia também:

Monção/Estação: Propostas A e B já podem ser visualizadas online
Link para a notícia [copie para a barra de endereços]: https://www.radiovaledominho.com/#!news-27231

Monção/Estação: PSD quer mais lugares de estacionamento e propõe alternativa C
Link para a notícia [copie para a barra de endereços]: https://www.radiovaledominho.com/#!news-27220

[Fotografia: Imagem virtual referente à proposta “B”]

Últimas