PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Educação: Sérgio Nascimento Gonçalves tomou posse como diretor do Agrupamento de Escolas

12 Outubro, 2015 - 22:11

215

0

Novo diretor comprometeu-se ‘a adotar uma gestão democrática e de proximidade com todos os intervenientes no processo educativo’.

“Como Diretor, comprometo-me a adotar uma gestão democrática e de proximidade com todos os intervenientes no processo educativo. Ter uma atitude proativa e motivar toda a comunidade educativa para se alcançar o sucesso educativo”. Estes foram alguns dos compromissos assumidos esta segunda-feira pelo novo diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, durante a sessão de tomada de posse.
Perante um auditório cheio, na Escola Secundária de Monção, Sérgio Nascimento Gonçalves comprometeu-se ainda, para o próximo quadriénio, a “delegar e indicar caminhos, estabelecendo a direção a tomar para que as mudanças operadas tenham efeitos duradouros”. Outro dos vários objetivos expostos pelo novo diretor é “agir como mediador ativo de forma a tentar ultrapassar os obstáculos e conflitos, motivando e inspirando os outros. Ouvindo-os, apoiando-os a procurar sempre as melhores soluções”.
Esta cerimónia colocou ponto final num impasse diretivo que durava há três anos. Um cenário que obrigou o agrupamento a ter sido gerido por sucessivas Comissões Administrativas Provisórias. “Espero pois trabalhar para consolidar o Agrupamento de Escolas de Monção como espaço de desenvolvimento e de realização pessoal das crianças e dos jovens que o frequentam. Como espaço orientado para o sucesso cognitivo mas também afetivo e social”, continuou Sérgio Gonçalves. “Os tempos que se aproximam não são fáceis. Há muito trabalho pela frente, mas tudo farei para estar à altura da responsabilidade do cargo que acabo de assumir. O cargo de diretor é por definição legal um cargo de natureza unipessoal. Mas a minha interpretação, projetada no princípio de gestão democrática, é a de que o diretor é sobretudo um líder de uma equipa de direção. É em equipa que quero trabalhar, porque só em equipa faz sentido trabalhar”, concluiu.
O presidente da Câmara de Monção marcou presença nesta cerimónia. No seu discurso, Augusto Domingues mostrou-se “contente por finalmente ser feito aquilo que eu sempre disse na Câmara: acabar com a gestão provisória e passarmos a uma direção definitiva”. O edil monçanense afirmou que toda esta a ‘saga’ de episódios dos últimos tempos referentes ao Agrupamento de Escolas “foi das situações que mais noites de sono me tiraram e mais confusão me fez na gestão diária da Autarquia pelas clivagens existentes”. Em tom aliviado, o autarca reiterou o sentimento de felicidade. “Não há nada que um bom projeto educativo não resolva, e é esta a mensagem que deixo ao meu amigo Sérgio. Conta com o apoio da Câmara para levar a bom porto esta instituição que já foi de excelência e tenho a certeza que voltará a ser”, rematou Augusto Domingues.
Por sua vez, o presidente do Conselho Geral Transitório do agrupamento pediu “não só à comunidade educativa mas a toda a comunidade monçanense que deixe de pensar no ‘eu’ para começar a pensar no ‘nós’. Nós vamos todos trabalhar para conseguir os objetivos para os quais a escola foi criada. Educar os nossos alunos e fazer com que tenham o maior sucesso educativo”. A terminar, João Vilar alertou também para o muito trabalho que há pela frente. Mas acredita que os objetivos vão ser alcançados “com a colaboração de todos para que os nossos alunos voltem a ter resultados acima da média”.
Recorde-se que esta tomada de posse aconteceu três meses depois de Sérgio Nascimento Gonçalves ter sido reeleito Diretor do Agrupamento de Escolas de Monção. O vencedor obteve 13 votos, entre os 21 membros do Conselho Geral Transitório. Foi a terceira votação nos últimos anos sempre favoráveis a Sérgio Gonçalves, apesar das duas anteriores terem registado apenas triunfos por um voto de diferença, não tendo sido homologadas por decisões judiciais.

Últimas