PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Rádio Vale do Minho

MONÇÃO

3 Dezembro, 2010 - 10:40

449

0

O Governo civil de Viana do Castelo decidiu convocar eleições intercalares na freguesia de merufe, concelho de Monção, para 30 de janeiro do próximo ano, de forma a resolver o impasse autárquico que já se arrasta há mais de um ano.

O Governo Civil de Viana do Castelo decidiu convocar eleições intercalares na freguesia de merufe, concelho de Monção, para 30 de janeiro do próximo ano, de forma a resolver o impasse autárquico que já se arrasta há mais de um ano.
A partir desta sexta-feira vai ser instalada uma Comissão Administrativa que, até a nova ida às urnas, vai dar luz verde a alguns processos e pagamentos a funcionários e fornecedores em atraso.
Recorde-se que nas eleições de 11 de Outubro, as eleições para a Assembleia de Freguesia de Merufe foram disputadas por três listas, todas independentes. Ganhou a liderada por Márcio Alves, mas sem maioria absoluta, já que conquistou quatro mandatos, tantos quantos os conseguidos pela lista de Hélder Dias, tendo a terceira lista, encabeçada por Durval Gonçalves, conseguido um mandato.
A Assembleia de Freguesia foi instalada, mas nunca houve acordo quanto à constituição da junta, rocesso "encravado" na nomeação dos dois vogais. Márcio Alves exige um lugar no executivo, enquanto os outros candidatos querem que ele seja constituído por um elemento de cada lista.
As várias reuniões convocadas para tentar ultrapassar este impasse revelaram-se infrutíferas, continuando assim a freguesia de Merufe sem junta há 14 meses e com problemas "muito graves". Congratulando-se com a decisão de novas eleições, Márcio Alves diz que se volta a candidatar.
Sem executivo não há decisões, pagamentos ou outra qualquer posição. A freguesia literalmente parou e os oito funcionários têm salários em atraso há 11 meses.
Contactado pela RVM, o líder do grupo da oposição JIM, Hélder Dias, volta a candidatar-se porque "cada vez mais este é um projecto que Merufe precisa".
Por sua vez, Durval Gonçalves, do Unidos pelo Progresso de Merufe, pondera uma "união" dos dois partidos da oposição para "evitar cair no mesmo erro". A proposta ainda vai ser feita.
Agora, foram convocadas novas eleições para 30 de Janeiro de 2011, solução há muito defendida pelo presidente da Cãmara Municipal de Monção. José Emílio Moreira mostra-se "satisfeito, porque há coisas que estão paradas e tem que ser urgentemente resolvidas".
A freguesia de Merufe vai a novas eleições a 30 de Janeiro. A Comissão Adninistrativa é instalada, pelas 16h30, para gerir as despesas correntes atéà nova data de eleições.

Últimas