PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Voluntária na APPACDM despertou paixão pelo ioga na instituição

10 Novembro, 2017 - 18:11

535

0

Nos últimos dois anos, a voluntária Andreia Brandão, 31 anos, natural de Vila Nova de Cerveira, passou uma hora por semana na APPACDM, polo de Monção, dando aulas de ioga […]

Nos últimos dois anos, a voluntária Andreia Brandão, 31 anos, natural de Vila Nova de Cerveira, passou uma hora por semana na APPACDM, polo de Monção, dando aulas de ioga aos utentes da instituição. Por motivos profissionais, vai deixar de fazê-lo com tanta assiduidade, passando a visitar aquela instituição social apenas uma vez por mês.

Esta sexta-feira, a sessão teve um cariz diferente, sendo marcada pela saudade que ainda não se manifesta e pelo profundo afeto que permanecerá no coração de todos que viveram esta experiência. As manifestações de carinho dos “meninos” não deixam dúvidas. O olhar enternecedor e as respostas ternurentas de Andreia também não.

Disse-nos que leva daqui “uma sensação extraordinária e muito gratificante” e “um conjunto de ensinamentos para a vida” que “colocará em prática no contacto diário quer a nível pessoal quer profissional”. Sublinhou: “Concentrei-me naquilo que eles têm de melhor e procurei valorizar esse potencial. Dei muito mas penso que recebi mais. Foi uma grande surpresa em todos os aspectos”.

Surpresa também para a Directora Técnica da APPACDM de Monção, a qual reconhece nas sessões desenvolvidas pela Andreia um benefício grande espelhado no comportamento dos “meninos”. Teresa Passos assinalou que “os exercícios de relaxamento, alongamento e movimento” contribuem para “um estado de espirito mais sereno e calmo propício ao desenvolvimento de outras atividades”

Presente na sessão de “despedida”, a responsável do Banco Local de Voluntariado de Monção, Eliana Costa, fez uma avaliação muito produtiva desta experiência, enaltecendo a relação muito especial de Andreia, fisioterapeuta de formação, com os utentes e colaboradores da instituição monçanense.

Fazendo um balanço positivo do voluntariado em Monção, Eliana Costa deixou algumas novidades para os próximos tempos, salientando-se a criação dos programas “Anima” e “Fábrica de Experiências”. Em fase de preparação, serão desenvolvidos em contexto escolar, envolvendo alunos de vários escalões de ensino.

Últimas