Já se encontram à venda, no Museu Monção&Memórias, as já 10 peças de joalharia que compõem a coleção RAIZ 1261, da autoria da monçanense Léticia Esteves.
Recorde-se que estas jóias foram lançadas no passado dia 14 de setembro pelo Município de Monção. Nelas estão representados vários símbolos do concelho.
À Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, referiu que essas peças representam a “identidade muito própria e faz todo o sentido passarmos esses elementos identificadores do território para uma coleção de joias que possa perpetuar o nosso sentir, os usos e costumes das nossas gentes”.
O investimento rondou os 15 mil euros.
Entre as peças estarão o olho da Coca, que representa o lendário combate ancestral entre São Jorge e o “dragão” Coca, que todos os anos é recriado neste concelho durante as Festas do Corpo de Deus.
Estão também estar representados nestas jóias o vinho Alvarinho, as Roscas, entre outros.
Pode ver toda a coleção AQUI [clique para abrir]
As jóias fazem parte de uma coleção intitulada RAIZ 1261. São da autoria de Létícia Esteves, natural de Monção e licenciada em joalharia e mestre em Design do Produto.
Todas as peças foram concebidas manualmente em prata de lei 925, com banho de ouro de 24 quilates, pedra natural (malaquite) e esmalte frio, sendo que a coleção é autenticada e certificada pela contrastaria da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
Comentários: 0
0
0