PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

1

Monção

Monção: Visitar um tesouro de “incalculável valor científico” nesta freguesia

19 Abril, 2023 - 01:11

4846

0

Património.

“Além do incalculável valor científico e das múltiplas interpretações atuais da arte rupestre, sem sombra de dúvida que esta é o reflexo da interação do Homem com a paisagem no passado”.

 

Assim descreve a Junta de Freguesia de Longos Vales, no seu portal, as gravuras rupestres existentes no lugar de Moulães.

 

Uma jóia que poderá ser visitada no próximo sábado, dia 22 de abril.

 

O Município vai realizar uma visita guiada até esta arte pré-histórica, seguindo-se também uma deslocação até ao Castro de S. Caetano.

 

Foi um povoado típico da Idade do Ferro, com cerâmica indígena, cerâmica de importação romana, como a ânfora e a terra sigillata, bem como materiais cerâmicos de construção tipicamente romanos, como a tegula e o imbrex.

 

Possuía habitações circulares e subretangulares, o que atesta, conjuntamente, com o espólio cadastrado, a importância deste povoado, desde o século I a.C até ao século II d.C.

 

A visita agendada para o próximo sábado enquadra-se na celebração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se assinalou esta terça-feira.

 

O início está marcado para as 9h00. No entanto, a inscrição é obrigatória. Pode ser feita por telefone ou pelo email [email protected]

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 1982, pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), sendo aprovado, no ano seguinte, pela UNESCO.

 

Esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo ainda chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

 

 

[Fotografias: DR]

Tópicos:

#Património

Últimas