PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Virgem das Dores: Festas começam esta quarta-feira – Tudo o que precisa saber AQUI

14 Agosto, 2019 - 07:27

426

0

PUB Começam esta quarta-feira, em Monção, as Festas em Honra à Virgem das Dores. São consideradas as maiores festividades do concelho e prometem cinco dias de muita música e vários […]

PUB

Começam esta quarta-feira, em Monção, as Festas em Honra à Virgem das Dores. São consideradas as maiores festividades do concelho e prometem cinco dias de muita música e vários momentos de índole religiosa.

A edição deste ano tem novo espaço. Vai desenrolar-se entre a Praça Deu-la-Deu e o Parque das Caldas. Recorde-se que nos anos anteriores vinha tendo lugar entre a zona envolvente à antiga estação de caminho-de-ferro e a praça central da vila. No entanto, devido às obras a decorrer no centro histórico, foi necessário encontrar uma solução.

Outra das novidades passa pelo prolongamento das festividades na edição deste ano. O programa conta com mais um dia, arrancando assim esta quarta-feira, prolongando-se até segunda-feira, dia 19 de agosto. A Praça do Emigrante contará com um palco que vai acolher atuações em todas as noites.

 

Resistência tocam dia 19

 

Os Resistência são a grande atração do cartaz da edição da festa. Vão atuar em Monção no próximo dia 19 de agosto. 

O projeto dos Resistência consistiu logo de início na união de esforços entre vários músicos, provenientes de diversas bandas, e na transformação, adaptação e nova orquestração de temas trazidos por eles (e não só) para uma vertente mais acústica e virada para uma valorização da “voz” como instrumento, e na junção dessas mesmas vozes, mostrando a força da união. Os temas interpretados ganharam vida nova e uma alma genuína.

Atualmente, a banda é formada por Fernando Cunha, Miguel Ângelo, Tim, Fernando Júdice, Alexandre Frazão, José Salgueiro, Olavo Bilac, Pedro Joia e Mario Delgado.

 

Sessão de fogo de artifício muda para domingo…

 

A grande sessão de fogo de artifício da edição deste ano da Festa em Honra da Virgem das Dores vai este ano realizar-se no domingo e não ao sábado, como tem vindo a ser tradição na semana em que decorrem estas festividades.

Ouvido pela Rádio Vale do Minho, o juiz da Comissão das Festas, Davide Guedes, explicou a decisão. “Temos de estar focados e perceber os dias da festa que estão ganhos. O domingo é sempre o dia principal deste evento mas, à noite, após as despedida das bandas começava já a sentir-se um abrandamento no ambiente de festa”, explicou. “Assim, decidimos reforçar o domingo não só com o fogo mas também com os DJ’s que vão trazer certamente ao domingo da festa um dia ainda com mais esplendor”.

“É um ano zero. Vamos fazer alterações na Praça Deu-la-Deu. Vamos dar um ar mais fresco àquela zona toda”, adiantou Davide Guedes. “Vamos reduzir o número de barraquinhas e uniformizá-las. Todas iguais. Estamos a pensar na festa toda e chegar ao maior número de pessoas possível”, concluiu Davide Guedes.

A Festa em Honra à Virgem das Dores, em Monção, começa no próximo dia 14 de agosto e vai prolongar-se até dia 19 de agosto.

 

… e o fogo vai ser lançado no rio Minho

 

É mais uma inovação na edição deste ano das Festas. A grande sessão de fogo de artifício, marcada para o próximo domingo, vai ter como palco o rio Minho. O evento, que há vários anos tem vindo a realizar-se no Parque das Caldas, muda-se agora para aquele curso de água. “Vão ser montadas várias plataformas e o fogo será lançado a partir delas”, explicou à Rádio Vale do Minho fonte da Comissão de Festas.

Com a mudança do local de lançamento do fogo, mudam também os pontos privilegiados para assistir ao espetáculo. As muralhas do Parque das Caldas deixam assim de ser lugares de luxo passando a zona dos Neris a ser a melhor zona para visionar a sessão.

“Esta mudança acaba também por mostrar um regresso ao antigamente, dado que nas primeiras décadas do século XX o fogo da Virgem das Dores era lançado naquela zona. Não no rio mas junto à muralha… mesmo abaixo do Olmo”, recordou a Comissão de Festas à Rádio Vale do Minho.

início do espetáculo está marcado para a meia-noite.

 

Procissão seguirá o percurso habitual

 

Embora estejam obras a decorrer em todo o centro histórico da vila, a procissão solene marcada para o próximo domingo vai percorrer o percurso habitual. Marcado para as 18h00, o cortejo tem início na Praça Deu-la-Deu Martins, subindo pela rua que leva ao posto dos correios e à  Praça da República em direção à Rua 25 de Abril, que mesmo com obras acolherá a procissão. O percurso prossegue depois até junto da Praça do Emigrante e continua pela Rua 5 de Outubro, terminando no centro da vila.

 

Veja o CARTAZ completo da edição de 2019 da Festa em Honra da Virgem das Dores – Monção:

 

Quarta-Feira – 14 agosto

 

21h30 – Percurso itinerante pelas principais artérias da festa

 

 

Quinta-Feira – 15 agosto

 

19h00 – Grupo Tríduo

21h30 – Grupo Os Teimosos [Praça do Emigrante]

15h00 – Arraial Minhoto durante a tarde, com todos os ranchos do concelho [Palco Caldas]

0h00Águas Dançantes[Praça Deu-la-Deu]

 

 

Sexta-Feira – 16 de agosto

 

21h30 – Almas do Fado [Praça do Emigrante]

22h30 – Paralelos

1h00 – DJ Fernando Alvim

DJ Steven Rod

 

 

Sábado – 17 de Agosto

 

14h00 – Entrada das Bandas

15h30 – Concerto Vespertino das Bandas Musicais

21h00 Ricardo Gomes e Pedro Gomes [Praça do Emigrante]

21h30 – Concerto das Bandas Musicais

23h30 – Stand-Up Comedy (Pedro Nunes, Rui Xará e Miguel Sete Estacas)

1h00 – DJ Pedro Pagodes

DJ’s BlackList

 

 

Domingo – 18 de Agosto

 

11h30 – Missa Solene em Honra à Virgem das Dores

18h00 – Majestosa Procissão Solene em Honra à Virgem das Dores

20h00 – Saudação e Despedida das Bandas Musicais

21h30 – Rui Afonso [Praça do Emigrante]

22h00 – Orquestra Rádio Televisão de Galicia

0h00 – Sessão de Fogo-de-artifício

1h00 – P**a da Loucura

 

 

Segunda-Feira – 19 de Agosto

 

10h00 – Fanfarra Deu-la-Deu, de São Tiago de Pias

11h00 – Missa em Honra à Virgem das Dores

12h00 – Procissão Solene em Honra à Virgem Nossa Senhora das Dores / Homenagem aos Emigrantes

15h00 – Tarde Emigrante

18h00 – Troféu Mons. Marques de Oliveira /Jogo de Apresentação do Desp. Monção (2019/2020)

21h30 – Lá-Mi-Ré [Praça do Emigrante]

22h30 – Roconorte

23h00 – Resistência

 

PUB

Últimas