PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Vila já conta os dias para aquele que pode ser o melhor Natal de sempre

21 Novembro, 2017 - 03:25

357

0

Pelas ruas e pelos cafés, volta e meia, lá vem o tema à baila: a pista de gelo. Não há memória de nada assim em Monção. A novidade dada pelo […]

Pelas ruas e pelos cafés, volta e meia, lá vem o tema à baila: a pista de gelo. Não há memória de nada assim em Monção. A novidade dada pelo Município e difundida pela imprensa deixou a pequenada em êxtase. Fazem-se planos… imaginam-se os trambolhões… ensaiam-se ‘patinagens’ nos passeios enquanto o recinto não chega à praça Deu-la-Deu. “Apesar de só estarmos na Câmara nem há um mês, esta iniciativa da pista de gelo é a prova de que queremos dinamizar a sério e de uma vez por todas aquilo que tem a ver com o nosso comércio tradicional”, explicou à Rádio Vale do Minho o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa. “As superfícies comerciais, que estão na parte circundante de Monção, fazem com que as pessoas sejam atraídas para lá. O objetivo este ano é exatamente o contrário”, realçou.

Mas há mais. A iluminação de Natal será alargada e a animação será reforçada com a presença de figuras ligadas ao Natal e grupos musicais. Em horas específicas, principio e final da tarde, percorrerão as ruas do centro histórico e avenidas/urbanizações envolventes.
Está igualmente prevista a disponibilização de tapetes vermelhos aos comerciantes/empresários e a criação de uma rede de presépios, em tamanho real, dispersa por toda a vila. Trata-se de uma parceria com as coletividades locais, contando ainda com o apoio da Associação de Artesãos Post`Arte que, ao lado de cada presépio, colocará dois expositores com artigos alusivos à época.
Na Praça Deu-la Deu Martins, vai situar-se a “Casa do Pai Natal”, com oficina de manualidades/ateliês infantis, e quatro expositores para venda de chocolate quente, crepes e bolanhas, iniciativa da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores. “Tudo isto no sentido de darmos alguma alegria e magia ao nosso Natal, sobretudo ao comércio tradicional. E a Câmara faz também o seu trabalho que é esta dinamização em conjunto com os comerciantes”, reiterou o edil social-democrata.

 

António Barbosa: “Vamos ver o que corre bem e o que corre menos bem para que, no próximo ano, muito mais balizados com a experiência deste ano possamos fazer algo ainda mais a sério”

 

O desenho está feito. A expectativa na população cresce à medida que se aproxima o arranque do programa natalício do Município. A iluminação de Natal vai ser ligada já no próximo dia 30 de novembro, pelas 18h00. As restantes atividades vão desenrolar-se entre 16 de dezembro e 7 de janeiro. António Barbosa não tem dúvidas de que este Natal “vai ser diferente” em Monção. “No entanto, não será ainda o ideal”, sublinhou. “Ainda temos menos de um mês de Câmara Municipal. O tempo é curto e o trabalho está num ritmo muito acelerado. Podemos considerar que este é o ‘ano zero'”, especificou. “Vamos ver o que corre bem e o que corre menos bem para que, no próximo ano, muito mais balizados com a experiência deste ano possamos fazer algo ainda mais a sério”, projetou o edil. “Mas este ano teremos já um sinal claramente evidente de que nós estamos com o comércio tradicional e estamos disponíveis para ajudar essa gente que tanto faz pelo nosso concelho”, concluiu.

 

Augusto Domingues saúda “ideias novas”

 

O PS local, tal como todos os munícipes, também já se inteirou do esquema feito pelo Executivo Municipal para o programa natalício. “Obviamente que uma Câmara nova vem sempre com ideias novas”, disse o vereador Augusto Domingues à Rádio Vale do Minho. “Nós também tivemos as nossas. Deixámos marca em algumas situações. Houve coisas que nasceram connosco e que de certeza que não vão terminar, como o Passeio Sénior e a Feira do Alvarinho”, exemplificou.

 

Augusto Domingues: “Tudo o que seja para bem de Monção, votarei a favor. Temos é de ser respeitados.”

 

De sorriso no rosto e satisfeito com a inovação da equipa liderada por António Barbosa, o líder da oposição socialista garante que o ‘semáforo’ está ‘no verde’. “Tudo o que seja para bem de Monção, votarei a favor. Temos é de ser respeitados. Acontecendo isso, deixamos de ser opositores para sermos colaboradores”, finalizou Augusto Domingues.

Últimas