O vídeo, segundo o Canal Linha 2 da plataforma YouTube, data de 1969. Nas imagens, é possível recordar como era a circulação de comboios em Monção.
Imagens a cores, com mais de meio século, que mostram o trânsito ferroviário naquela estação que seria desativada precisamente 20 anos depois. No mesmo vídeo, logo no início, é também possível ver uma panorâmica da estação de Valença.
Deixado ao abandono, o edifício da estação ferroviária de Monção foi-se deteriorando nas décadas seguintes. Foi somente em 2017 que conheceu uma nova vida, tornando-se a sede da Banda Musical de Monção.
A partir desse mesmo ano, toda a envolvente da antiga estação iniciou um processo de recuperação notório. Em 2018, o antigo depósito de água foi também restaurado. Uma estrutura que serviu a estação ferroviária monçanense entre 15 de junho de 1915, data de inauguração, e 31 de dezembro de 1989, data de desativação.
No mesmo vídeo, é também possível ver-se o antigo armazém da CP ainda a ser utilizado para o efeito. Consegue vislumbrar-se o alpendre repleto de mercadorias.
Veja o vídeo
Com a desativação da estação ferroviária, também este edifício ficou ao abandono. Em 2016 chegou a ser colocada a possibilidade de ser demolido. No entanto, acabou por ser preservado e a partir desta quarta-feira vai conhecer nova vida.
O novo espaço, batizado com o nome de Habitat Criativo de Monção, está localizado numa das principais entradas do centro histórico da vila.
“Tem como objetivo apoiar os jovens empreendedores no processo de desenvolvimento e consolidação das suas atividades profissionais, visando dinamizar e diversificar a economia local, ampliar e modernizar o tecido empresarial e criar postos de trabalho estáveis e qualificados”, realçou António Barbosa.
Vai ser inaugurado esta quarta-feira, com cerimónia prevista para as 16h30.
 
			 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
																
Comentários: 0
1
1