PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: E que tal uma ‘viagem’ ao tempo dos castros? – Já é possível

1 Maio, 2021 - 16:09

486

0

PUB Monção inaugurou este sábado, feriado nacional, a Estação Temporal Viagem no Tempo – Alto Minho 4D | Rota dos Castros numa das casamatas da Porta do Rosal, uma das […]

PUB

Monção inaugurou este sábado, feriado nacional, a Estação Temporal Viagem no Tempo – Alto Minho 4D | Rota dos Castros numa das casamatas da Porta do Rosal, uma das principais entradas na fortaleza de Monção.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, António Barbosa, contando com as presenças do Primeiro Secretário da CIM Alto Minho, Bruno Caldas, o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fontainhas, Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia e elementos da Assembleia Municipal.

O espaço museológico, promotor da dinamização cultural e mobilidade turística, apresenta um conjunto de informações interativas que convidam o visitante a uma viagem até ao período castrejo, vivenciando a sua identidade coletiva e a sua presença em Monção e nos restantes municípios do Alto Minho.

 A Estação Temporal Viagem no Tempo – Alto Minho 4D | Rota dos Castros, assumir-se-á como o ponto de partida de uma experiência enriquecedora e partilhada, reforçando a herança cultural e social do nosso povo. No fundo, pretende-se oferecer mais um local de visitação e exploração do património histórico e cultural do território concelhio e distrital.

António Barbosa realçou “o reforço da oferta cultural do nosso território proporcionado pelo novo espaço, sublinhando que, em tempo de crise, é fundamental avançar na componente turística e patrimonial, preparando o concelho de Monção para responder, afirmativamente, aos próximos desafios”.

“Este projeto de valorização do casco amuralhado de Monção terá continuidade com novas intervenções”, assegurou o autarca. Deixou, ainda, uma palavra à CIM Alto Minho, considerando que “a Comunidade Intermunicipal é um exemplo no contexto nacional”.

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

Por sua vez, Bruno Caldas reafirmou “o papel dinamizar deste projeto intermunicipal como plataforma giratória de defesa e promoção cultural da região do Alto Minho”. Enalteceu, também, a visão e capacidade dos municípios em promover o território de uma forma conjunta e partilhada.

 A nova estrutura, ao serviço da cultura e do turismo, é parte integrante do Projeto Alto Minho 4D – Viagem no Tempo, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, com financiamento do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020), no montante global de 2 milhões de euros.

Consta da criação de 10 rotas culturais, uma em cada município, encontrando-se associadas a diferentes períodos da história: a Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo, a Rota dos Castros, a Rota do Romano, a Rota do Românico ao Gótico, a Rota dos Mosteiros, a Rota dos Descobrimentos, a Rota dos Castelos e Fortalezas, a Rota do Barroco, a Rota da Arquitetura Tradicional e a Rota do Moderno ao Contemporâneo.

 

PUB

 

Últimas