PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Vendedores do fumeiro esperam grande afluência neste domingo

15 Março, 2015 - 11:44

224

0

Mercado Municipal está a acolher o ‘Mercado do Fumeiro e dos Enchidos’.

Chouriço, presunto, saplicão, alheira… nada falta este domingo no “Mercado do Fumeiro e dos Enchidos”. A iniciativa está a decorrer no Mercado Municipal de Monção e começou a atrair clientes e curiosos logo ao princípio da manhã. “Espero que haja bastante afluência. Que seja uma boa iniciativa para ter continuidade no futuro”, disse à Vale do Minho Cândido Rodrigues, proprietário de um talho em Monção e já com a sua banca montada.
Enquanto a fragrância inconfundível do fumeiro invadia o espaço, já várias pessoas olhavam os produtos expostos. Aquele perfume que tantas vezes abafa o preço, sejam que horas do dia forem. “Queremos demonstrar os produtos cá da região. São caseiros e não há em qualquer sítio. As pessoas ainda apreciam muito os enchidos”, considerou o proprietário.
Mais à frente, Sérgio Gonçalves dava os últimos retoques ao brio do espaço que lhe calhou. Também dono de um talho em Monção, o comerciante elogiou esta iniciativa. “É boa para todos e também para dar mais vida ao Mercado Municipal. É a primeira vez, mas espero que venha muita gente. Todos nós iremos contribuir para que isto corra bem”, garantiu.
Para além deste mercado temático, o Mercado Municipal vai ainda receber mais três ao longo deste ano. A 10 de maio realiza-se o Mercado da Flor, segue-se a 9 de agosto o Mercado de Antiguidades e Velharias. O último mercado decorre em novembro, coincidindo com o Magusto de S. Martinho, promovido pela autarquia monçanense.
Complementando a realização dos mercados temáticos, estão pensadas algumas atividades de animação cultural e etnográfica, bem como a realização de ações de formação e sensibilização tanto a nível ambiental como de saúde alimentar.
O objetivo central, salienta a autarquia, “é fazer do Mercado Municipal de Monção um espaço de excelência para a compra de produtos frescos e da época, ajudando à criação de novas dinâmicas empresariais e ao escoamento dos alimentos agrícolas/frutícolas e dos artigos manufaturados dos comerciantes”.
Para a realização desta iniciativa, a autarquia local conta com a colaboração da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, tendo, para o efeito, rubricado um protocolo de colaboração. As normas de participação foram aprovadas em reunião do executivo municipal.

Últimas