No total vão ser cinco episódios. Curtos vídeos que, de forma sucinta, prometem contar como surgiu aquele que é atualmente o prato mais emblemático de Monção: a Foda.
Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Pias, por forma a promover não só o repasto como também a próxima edição da Feira da Foda, a ter lugar naquela freguesia nos próximos dias 15, 16 e 17 de março.
O prato, também designado por Cordeiro à Moda de Monção, foi em 2018 elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
No entanto, a história da Foda é longa.
Esta série, intitulada Ó Maria já meteste a Foda?, “centra-se nos anos 40 do século passado, altura em que em Monção havia a chamada Feira da Rês”.
“Todos os atores participantes na série são naturais da freguesia de Pias”, assegurou a Junta de Freguesia à Rádio Vale do Minho.
Nas redes sociais, já circula um vídeo de apresentação. No total, serão cinco episódios.
Veja o vídeo [créditos: Feira da Foda de Pias, Monção]
A estreia nas redes sociais está marcada para fevereiro. “Será transmitido um por semana, até à data da próxima edição da Feira da Foda”, acrescentou ainda Junta de Freguesia.
[Fotografia: Feira da Foda de Pias, Monção/Divulgação]
Recorde-se que a edição 2023 da Feira da Foda, em Monção, foi considerada “a melhor de sempre”.
De acordo com os dados registados pelo parque de estacionamento ao longo dos três dias e recorrendo à métrica dos copos e pratos vendidos, passaram pelo certame “cerca de 50 mil visitantes”.
Ou seja, o dobro da afluência registada em 2019 – ano em que se tinha realizado a anterior edição.
Quanto às vendas de cordeiro, também foram um recorde.
“Vendemos perto de 300 cordeiros”, disse o Presidente da Junta, Gaspar Castro, à Rádio Vale do Minho com orgulho.
O evento, que vai para a 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.
É um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
Comentários: 0
1
0