Menu

+

1

0

Monção

Monção: Vem aí uma série sobre a ‘História da Foda’ – Veja o VÍDEO de apresentação

9 Janeiro, 2024 - 11:52

1655

0

A história do prato mais emblemático de Monção.

No total vão ser cinco episódios. Curtos vídeos que, de forma sucinta, prometem contar como surgiu aquele que é atualmente o prato mais emblemático de Monção: a Foda.

 

Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Pias, por forma a promover não só o repasto como também a próxima edição da Feira da Foda, a ter lugar naquela freguesia nos próximos dias 15, 16 e 17 de março.

 

O prato, também designado por Cordeiro à Moda de Monção, foi em 2018 elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

No entanto, a história da Foda é longa.

 

Esta série, intitulada Ó Maria já meteste a Foda?, “centra-se nos anos 40 do século passado, altura em que em Monção havia a chamada Feira da Rês”.

 

“Todos os atores participantes na série são naturais da freguesia de Pias”, assegurou a Junta de Freguesia à Rádio Vale do Minho.

 

Nas redes sociais, já circula um vídeo de apresentação. No total, serão cinco episódios.

 

 

 

Veja o vídeo [créditos: Feira da Foda de Pias, Monção]

 

 

 

 

A estreia nas redes sociais está marcada para fevereiro. “Será transmitido um por semana, até à data da próxima edição da Feira da Foda”, acrescentou ainda Junta de Freguesia.

 

 

 

[Fotografia: Feira da Foda de Pias, Monção/Divulgação]

 

 

 

Recorde-se que a edição 2023 da Feira da Foda, em Monção, foi considerada “a melhor de sempre”.

 

De acordo com os dados registados pelo parque de estacionamento ao longo dos três dias e recorrendo à métrica dos copos e pratos vendidos, passaram pelo certame “cerca de 50 mil visitantes”.

 

Ou seja, o dobro da afluência registada em 2019 – ano em que se tinha realizado a anterior edição.

 

Quanto às vendas de cordeiro, também foram um recorde.

 

“Vendemos perto de 300 cordeiros”, disse o Presidente da Junta, Gaspar Castro, à Rádio Vale do Minho com orgulho.

 

O evento, que vai para a 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.

 

É um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

[Fotografia: Screen]

Últimas