O programa engloba recitais, concertos, concursos, workshops, conferências e master classes, destacando-se a presença de reconhecidos músicos de conservatórios e universidades de música, oriundos de vários países, bem como artistas de renome internacional.
Propondo uma abordagem multidisciplinar, o ARS Guitar Festival integra diferentes expressões musicais, desde o fado à música barroca, flamenca e latin jazz, numa celebração da diversidade e qualidade da guitarra clássica.
Nomes sonantes da guitarra em Monção
O diretor do festival, Alex Sousa, refere que “o ARS Guitar Festival resultará em momentos de enorme alcance artístico e encontros frutuosos entre a tradição e a inovação, onde a guitarra clássica vai “conviver” com outros universos musicais”.
Nestes dias, adianta Alex Sousa, Monção vai receber alguns dos nomes mais sonantes do mundo, transformando-se no epicentro da guitarra a nível europeu e afirmando-se como uma oportunidade única de aprendizagem e formação para os jovens músicos.
[crédito fotografia: Município Monção]
Barbosa acredita que vai tornar-se numa “referência nacional”
O Presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, mostra-se muito otimista em relação a este evento e acredita mesmo que vai tornar-se “uma referência nacional”.
“A primeira edição do ARS Guitar Festival contribuirá para enriquecer e alargar a oferta cultural do município, revelando-se como mais um motivo para a promoção distintiva do nosso território”, disse o autarca.
“Vai ser um sucesso e o município estará disponível para, no futuro, apoiar e engrandecer este festival diferenciador” sublinhou Barbosa, realçando que “os profissionais e amantes da guitarra clássica em todo o mundo estarão atentos e interessados no festival realizado em Monção”.
“Em ambiente descontraído, os jovens músicos vão aprender e conviver com os melhores, vivendo uma experiência produtiva e interessante para o futuro”, destacou.
[crédito fotografia: Município Monção]
No ARS Guitar Festival, está confirmada a presença de Joaquin Clerch, guitarrista, compositor e professor principal na Robert Schumann Hochschule, em Dusseldorf, e Junior Cesar Sarracent, guitarrista cubano e docente na mesma instituição.
No festival, participa, também, o compositor italiano Simone Fontanelli, e o mestre espanhol Pablo Zapico, reconhecido pelas suas transcrições, composições e interpretações de música barroca.
Confirmação, ainda, de Francisco Gomes, professor do Conservatório de Música de Barcelos, presente na apresentação pública, e Ricardo Barceló, professor principal na Universidade do Minho. No âmbito do talento emergente, referência para Julia Trintschuk, guitarrista formada com Joaquin Clerch.
Comentários: 0
0
0