PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Monção

Monção: Vem aí o ‘eterno’ combate entre S. Jorge e o dragão – Eis o PROGRAMA da Festa da Coca

23 Maio, 2023 - 20:56

2468

0

Tradição.

É considerada uma das maiores festividades do concelho de Monção. As Festas do Corpo de Deus, conhecidas na terra por Festa da Coca, realizam-se entre os próximos dias 7 e 11 de junho.

 

Um dos pontos mais altos destas festividades, como vem sendo habitual nos últimos anos, é o combate entre S. Jorge e a Coca. Reza a lenda que, caso vença S. Jorge, haverá boa colheita de vinho Alvarinho. Se a vitória sorrir à Coca, aproximam-se tempos difíceis e de grande incerteza.

 

Duas horas antes, no dia do combate, realizam-se a Eucaristia e Procissão Solene, que levam milhares às ruas da vila.

 

O programa foi divulgado esta terça-feira pelo Município.

 

A Eucaristia e Procissão Solene realizam-se na quinta-feira, dia 8 de junho, a partir das 17h00. Para as 18h30, está previsto o início do combate entre S. Jorge e o dragão (Coca), no anfiteatro natural do Souto.

 

Paralelamente, haverá animação no centro histórico. Na quinta-feira, a partir das 15h00, o Payaso Loco (Palhaço Louco) promete deslumbrar, na Praça da República, miúdos e graúdos com números de equilíbrio, malabarismo e muita diversão.

 

Este espetáculo repete no sábado às 10h00.

 

 

Cúpula transparente chega já no dia 7

Chama-se La Gan Tempesta (A Grande Tempestade) e promete ser uma da maiores atrações.

 

Trata-se de uma cúpula transparente, com 8 metros de diâmetro de base, cheia de ar, luzes, música e confettis.

 

Em suma, é uma versão gigante daquelas bolas que têm miniaturas de paisagens, no seu interior, que fazem surgir flocos de neve, quando são agitadas.

 

“Quem a vê, de fora, admirará a sua beleza, mas só quem entrar, será capaz de perceber a sua magia. É um momento noutra realidade. Uma festa noutra dimensão”, assegura o Município.

 

 

O que acontece?

Dentro da cúpula, um show de luz e música é, expressamente, criado e tocado em coordenação com o funcionamento das grandes turbinas que lançam quilos de confettis pelos ares, dando a sensação de estar no meio de uma tempestade.

 

Além disso, como a cúpula é transparente, o espetáculo é duplo, pois o público pode ver, de fora para dentro, pessoas de todas as idades a brincarem e divertirem-se com os confettis.

 

 

La Gran Tempesta promete fazer delícias de miúdos e graúdos

[Fotografia: Via Município Monção]

 

 

Onde vai estar?

Esta diversão, detida pelo grupo espanhol Efimer, vai ficar instalada na Praça da República. Vai funcionar durante nos seguintes horários:

 

Quarta, 7 de junho | 21h30

Quinta, 8 de junho | 21h30

Sábado, 10 de junho | 19h30

 

Veja os vídeos:

 

 

 

 

 

 

[Fotografia capa: Município Monção]

Tópicos:

#Tradição

Últimas