PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção: Vem aí a Feira do Vinho Tinto de Tangil – Eis o PROGRAMA

18 Maio, 2023 - 10:32

3114

0

Feira do Vinho Tinto de Tangil.

Realiza-se entre os próximos dias 26 e 28 de maio, na freguesia de Tangil, em Monção, mais uma edição da Feira do Vinho Tinto.

 

O evento regressa após quatro anos. Recorde-se que a última edição deste evento foi em 2019. Desde então ficou suspenso devido às restrições provocadas pela COVID-19.

 

Uma das principais novidades da edição deste ano é que o certame vai durar mais. Vão ser três dias: 26, 27 e 28 de maio.

 

O local será o mesmo de sempre, próximo da Casa do Povo da freguesia.

 

O programa arranca na sexta-feira, dia 26 de maio, pelas 18h00, com a inauguração da sede da Real Confraria do Vinho Verde Tinto. Vai seguir-se a abertura oficial da feira. Mais à noite, haverá o tradicional encontro de concertinas e cantares.

 

No sábado haverá Rota da Pedra Solta. As portas da feira abrem às 10h30, com desfile de confrarias. Durante a tarde haverá música, mas também uma mesa redonda intitulada Conversas com Vinho Tinto. Mais à noite vão subir ao palco o grupo Desfados, o grupo Paralelos e, madrugada dentro, animação total com o DJ Pedro Pagodes.

 

No domingo, a partir das 11h30, um workshop sobre Roscas de Monção. Durante a tarde atuam o Rancho Folclórico Moleirinhos do Gadanha e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Melgaço. O encerramento da feira está previsto para as 19h00.

 

 

 

 

Confira ao pormenor:

[Fonte: JF Tangil]

 

 

Mas as novidades não se ficam apenas pelos três dias de duração.

 

“Este ano só estarão nesta feira vinhos verdes tintos de marcas registadas e certificadas. Isto porque queremos valorizar aqueles que realmente tentam desenvolver e explorar cada vez mais as potencialidades das nossas castas autóctones”, revelou à Rádio Vale do Minho o Presidente da Junta de Freguesia de Tangil, Michel Fernandes, entidade organizadora do evento.

 

Determinado em promover o vinho tinto e a exponenciá-lo com os produtores, Michel Fernandes considera que é necessário “apoiar estas marcas que apostam e que tentam valorizar o vinho verde tinto”.

 

 

Rosé e Espumante Tinto

Mas há mais para além do verde tinto. Haverá também stands de rosé e de espumante tinto.

 

“É outra das apostas para este ano, no sentido de abrangermos um número ainda maior de consumidores”, explicou o autarca.

 

Para outros comerciantes, as notícias já não são tão boas. À Rádio Vale do Minho, o Presidente da Junta adiantou que não vai ser permitida a venda de outro tipo de bebidas alcoólicas a não ser as que estejam a ser promovidas na feira.

 

“Para além disso, existirá evidentemente o fumeiro e os petiscos e ainda com expositores de artesanato e material agrícola”, prosseguiu.

 

O objetivo maior, concluiu Michel Fernandes, passa este ano por “profissionalizar ainda mais a feira e tentar colocá-la num ponto por onde possa crescer e ficar conhecida como uma feira do vinho verde tinto… e não uma feira qualquer”.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Feira do Vinho Tinto de Tangil]

Tópicos:

#Vinhos

Últimas