PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção
Valença

Monção/Valença: Já experimentou estes pratos? ‘Fiel amigo’ também está na lista dos 0%

28 Março, 2023 - 16:58

712

0

Gastronomia.

O bacalhau também está na lista dos 44 produtos cujo IVA vai desaparecer, pelo menos durante seis meses.

 

A proposta de lei do Governo que isenta de IVA uma lista de produtos alimentares foi hoje enviada para a Assembleia da República, com o diploma a detalhar que a medida inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado.

 

O cabaz terá agora de ser legislado em sede parlamentar.

 

Recorde-se que o bacalhau é elemento central de dois populares pratos do Vale do Minho: o Bacalhau à Monção e o Bacalhau à São Teotónio.

 

 

Bacalhau à Monção tornou-se uma estrela na gastronomia local

Surgido no passado mês de fevereiro, o Bacalhau à Monção disparou para o êxito. Foram dias em que se fez fila nos restaurantes do concelho para provar este prato. Na altura, o Município de Monção divulgou mesmo um vídeo onde o chef Vítor Sobral, autor do prato, mostra e explica as várias etapas da confeção.

 

“Distinguido com os maiores elogios, o Bacalhau à Monção pretende não só assumir-se uma referência da culinária monçanense, como também, complementar a rica e diversificada oferta gastronómica que, orgulhosamente, oferecemos a quem nos visita”, descreveu a autarquia.

 

Agora é a sua vez de agarrar as rédeas da cozinha aí de casa e colocar à mesa aquele que se tornou um dos maiores emblemas da cozinha de Monção.

 

 

Veja o vídeo [créditos: Município Monção]

 

 

 

Bacalhau à São Teotónio

É uma das referências na gastronomia valenciana. Apreciado por todos e uma perdição para os galegos.

 

O bacalhau à São Teotónio, é um prato de sabor genuíno, com nome de santo, em homenagem ao primeiro santo português, natural de Valença.

 

 

Bacalhau à São Teotónio

[Fotografia: Município Valença]

 

 

“Há séculos que, por Valença, se apuram os sabores e a arte de apresentar as receitas de bacalhau”, lembrou o Município por alturas do feriado Municipal, no mês passado.

 

Depois de aprovada pela Assembleia da República e promulgada pelo Presidente da República, o retalho e distribuição alimentar disporá de 15 dias para refletir esta isenção do IVA nos preços de venda ao público, após a publicação em Diário da República.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho | Município Valença]

Tópicos:

#Gastronomia

Últimas