PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Vale de Poldros festeja Stº António no próximo fim-de-semana

14 Junho, 2018 - 08:08

393

0

A branda de Santo António de Vale de Poldros, em Monção, vai festejar aquele santo popular no próximo fim-de-semana.  Chamada pela imprensa como aldeia de um homem só, esta pequena […]

A branda de Santo António de Vale de Poldros, em Monção, vai festejar aquele santo popular no próximo fim-de-semana.  Chamada pela imprensa como aldeia de um homem só, esta pequena localidade no lugar de Riba de Mouro promete encher-se de pessoas no sábado e domingo para dar lugar a mais uma edição destas festividades.

No sábado, dia 16, o programa prevê o XVIII Encontro Regional de Tocadores de Concertina, pelas 14h00, arrematação de oferendas, pelas 15h00, e procissão de velas, pelas 21h30. Momentos muito participados pela população local e visitantes.

No domingo, dia 17, com início às 11h30, realiza-se a missa e procissão solene, acompanhada pelo Grupo Coral Santo António, que percorrerá o caminho da branda. À tarde, a partir das 16h00, decorre a 10ª Grande Corrida de Cavalos, com provas de passo travado e galope.

 

Sobre a Branda de Santo António

Durante a Idade Média, a economia agropecuária da região do Alto Minho desenvolveu-se, ganhando as práticas nómadas uma forte expressão. Assim, surgiram as brandas ou inverneiras, existindo ainda hoje vários exemplos deste tipo de povoados abertos em locais de montanha.

A Branda de Santo António de Vale de Poldros, na freguesia de Riba de Mouro, é um desses locais, tendo origens remotas. Localizada a meia encosta, a pouco mais de mil metros de altitude, esta branda ergue-se sobranceira ao rio Vez, proporcionando fantásticas panorâmicas sobre toda a região.

Neste lugar, profundo e silencioso, encontra-se um enorme número de cardenhas, construções rudimentares feitas totalmente em granito e xisto. Nos meses de Verão, estes espaços são ocupados por pastores e agricultores, sendo o piso inferior destinado ao gado e o superior à habitação.

Junto a estas cardenhas existem ainda algumas moradias de veraneio, as quais foram aparecendo ao longo dos anos. Os mais antigos dizem que, em outros tempos, quem não conseguisse namorado/a nesta festa, ficaria sem namorar durante todo o verão.

 

Últimas